COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 11 de março de 2022

CRÔNICA SEMANAL DA PANDEMIA – 27.2-05.02.2022


        Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, que completa 42 anos em 2022. Http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br

 

Pesada, essa semana que acabou, pois além da pandemia, que ainda continua, temos a guerra da Rússia contra a Ucrânia. Leis internacionais violadas e desrespeito ao ser humano, coisas que não podem acontecer para não virarem lugar comum. Por falar em pandemia, minha filha Fernanda, que mora na França, pegou a covid, mas deu fraquinho, graças a Deus, pois ela estava vacinada.

No domingo, não fomos ao Rio, pois eles foram visitar amigos. Na terça, Rio veio visitar vovô e vovó, almoçou conosco, fez muita bagunça, brincou com vovô, ajudou vovó, fez o lanchinho da tarde e depois fomos pra casa dele. Queria ficar, mas quando chegamos, papai e mamãe tinham comprado uma locomotiva que andava sozinha para o trilho que ele já tinha e ainda puxava os vagões que ele já tinha, também. Brincou muito. Na terça, não fomos no Rio, estava com resfriado e preferi não arriscar, podia ser gripe. Fiz teste e não era covid. Na quarta, fomos à casa do Rio e ajudamos o Rio e mamãe a começar a montar uns móveis  e montamos também uma estante grande. O Rio ajudou na estante também, lógico. Papai fez churrasco e estava muito bom. Na quinta, mamãe e vovó arrumaram as coisas na estante nova e Rio também ajudou. Achou  umas línguas de sobra da última festa de aniversário e brincou um bocado. Na sexta recebemos a visita da prima Bel e almoçamos no largo do Carmo douradas grelhadas, arroz de tomate e pastéis de bacalhau, numa tasquinha que já conhecíamos, pois já moramos ali. Depois fomos passear pela beira do Tejo e fomos até Belém. A prima Bel conheceu tudo o que tinha direito e depois fomos fazer o café da tarde no Pastel de Belém. Aí voltamos e fomos jantar na casa do Rio e ajudar um pouco na montagem dos moveis. No sábado fomos à Sintra, para uma feira imensa que há lá, para comprar umas coisinhas. Rio recebeu visitas e teve churrasco, mas não fomos porque estávamos cansados.

Não se fala mais em pandemia, por causa da guerra, a não ser a publicação dos números, que graças a Deus está baixando em alguns lugares, inclusive no Brasil e aqui em Portugal.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - documento que reúne um conjunto de leis que têm como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente - diz que “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária". “É um direito da criança ser vacinada porque é um dever do Estado brasileiro oferecer os meios. A partir das vacinas que são obrigatórias, é obrigação de quem tem a tutela ou guarda levar a criança para vacinar”. Caso os pais descumpram essa obrigação, o ECA prevê pena de multa de três a vinte salários de referência (podendo ser o dobro, em caso de reincidência). "Se, mesmo com a multa, os pais ou responsáveis não levarem a criança para ser vacinada, é possível a instauração de processo judicial por iniciativa do MP para exigir que isso ocorra”.

Os números da pandemia e da vacinação reunidos pelas secretarias de saúde dos Estados mostram que o Brasil registrou na sexta 697 mortes em 24 horas. São 103 a mais do que o total de quinta-feira, dia 3 de março. O aumento pode ser reflexo de dados represados do feriado de carnaval. Desde o começo da pandemia, 651.343 brasileiros já perderam a vida para Covid. A média de casos está em queda de 59%, na comparação com duas semanas atrás. São 43 mil novos casos por dia.

É bom continuar com os cuidados. Ainda estão morrendo pessoas. E muitas.

Um comentário:

  1. Olá, cheguei até aqui através de uma postagem no Skoob, que gostei muito, com o título de ",O Livro Ilegível" referente ao livro "Ulysses" de James Joyce.

    ResponderExcluir