COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sábado, 4 de dezembro de 2021

CRÔNICA SEMANAL DA PANDEMIA – 21-27.11.2021


   Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, que completa 41 anos em 2021. Http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br

 

Mais uma semana de trabalho. Trabalhei direto na revista: uma vez preparado o material, há a conferência/revisão da editoração e termino a semana com a edição do SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA de dezembro pronto, para colocar no ar na semana próxima. O domingo foi todo de trabalho, nem saímos. Li um pouco de jornais, li um pouco de Agualusa e um pouco de Eloah, escrevi um pouco, mas pouco mesmo.

Rio viajou, passou o final de semana numa quinta, mas no domingo estava de volta e foi almoçar na casa de amigos. Lá um vavau  o “mordeu” um pouquinho acima do tornozelo direito – na verdade foi só um arranhão, mas foi uma aventura para ele. Mamãe passou neomicina e cicatrizou rapidamente, pois foi bem superficial. Na segunda  só a vovó foi lá no Rio, eu fiquei revisando a primeira versão da editoração da revista. Na terça, houve sarau na casa do Rio, com presença de Ana Carolina, a cantora brasileira e do escritor português José Luis Peixoto, além de Tito Paris, cantor caboverdeano e cantores brasileiros e portugueses.

Na quarta, Vovó ficou com o Rio na casa dele, enquanto papai e mamãe foram trabalhar e jantamos todos juntos, inclusive eu, que me dei uma folga e fui brincar um pouco com o lindão. Quinta-feira foi um dia meio chuvoso, na Luzboa, então não saímos de casa, mas o Rio foi à piscina e adorou, como sempre. Na sexta, Vovó ficou com o Rio lá na casa dele, saiu com ele e foram ao parquinho – a principio ele não queria ir, mas depois gostou e brincou muito – e à noite eu fui ter com eles, pois a revista estava quase pronta, faltando ainda só a arte final. Fizemos bolinhos de chuva doces (com banana) e salgados, para a janta. Como prato principal, Dani fez abóbora com carne de sol, muito bom. O Rio gostou do bolinho de chuva salgado, mas adorou o bolinho de chuva com banana. Tivemos que esconder para ele não comer demais. No sábado choveu e não arredamos pé de casa , porque estava muito frio. Rio saiu um pouquinho, foi à feira do Príncipe Real, mas não apanhou chuva. Lemos e eu escrevi um pouco. Também vi um pouco de noticiário e vi que o mundo está em polvorosa com a nova variante Ômicron.

O mundo inteiro em alerta: quando pensávamos que as coisas estavam melhorando, no que diz respeito à pandemia, foi descoberta uma nova variante, na sexta, na África, extremamente contagiosa, a Ômicron. Já está também na União Européia (Bélgica), Hong Kong e Israel. Começaram, de imediato, estudos para saber se as vacinas cobrem esta nova variante e países estão  tomando providências para tentar evitar o alastramento da nova ameaça: cancelamento de voos de e para os países da Africa que estão com casos, volta do uso da máscara e até confinamentos. O desgovernante do Brasil, Bolsonaro, descarta, na TV, qualquer providência. Vamos ter que nos cuidar ainda mais do que antes.

Na segunda, os laboratórios Pfizer e BioNTech diziam que sua vacina contra a Covid ofereceu forte proteção de longo prazo contra o vírus em um estudo de fase 3 conduzido em adolescentes de 12 a 15 anos. A pesquisa mostrou também que o imunizante teve 100% de eficácia nos jovens dessa faixa etária. No Brasil, a vacina da Pfizer é a única autorizada para essa idade.

Na terça, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde para Acesso a Medicamentos, Mariângela Simão, afirmou que o mundo está entrando em uma 4ª onda da pandemiade Covid, sem saber que pouco mais tarde eclodiria uma nova variante perigosíssima da covid.  Para ela, apesar dos dados positivos, o Brasil não pode relaxar no controle da doença. A mobilização em torno do carnaval é um dos pontos de preocupação apontados por Mariângela. Algumas cidades já cancelaram, mais os maiores centros, até agora, vinham mantendo o evento para 2022. Vamos ver como fica agora, com a nova variante chegando.

O governo de São Paulo anunciou na quarta-feira (24) que vai tirar a obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes externos a partir do dia 11 dezembro. Agora, como surgimento da nova variante Ômega, como é que fica?

A Europa voltou a ser o epicentro da pandemia de Covid. Em meados da semana, diversos países do continente reúniram esforços para controlar o avanço da doença antes das festas de fim de ano. Eslováquia e Áustria decretaram lockdown parcial. Portugal voltou com restrições em hotéis e restaurantes. A Alemanha, que tem novo recorde de infecções, quer ampliar a vacinação.  Mas as mortes e hospitalizações estão mais baixas do que em outras ondas da doença — sinal do avanço da vacinação em alguns países.

Na sexta, a Organização Mundial da Saúde  declarou  que a B.1.1.529 – a nova cepa do coronavírus – é uma "variante de preocupação" e deu a ela o nome de ômicron. Descoberta inicialmente na África do Sul, ela passa ao mesmo grupo de versões que já causaram impacto significativo no avanço da pandemia: alfa, beta, gama e delta. A ômicron é considerada de preocupação porque tem 50 mutações. Ainda não se sabe se ela é mais transmissível ou mais letal, mas já estão sendo feitos estudos para saber isso.  A própria OMS diz que precisará de semanas para compreender melhor o comportamento da variante. Ao menos 9 países e/ou territórios já anunciaram restrições a voos de nações africanas.

No sábado, o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco, disse que o enfrentamento ao coronavírus deve ser uma prioridade no País nesse momento. "Conter a pandemia e conter a fome e miséria no Brasil são focos que nós temos que estabelecer como prioridades absolutas nesse momento", disse Pacheco durante o "Fórum Brasil de Ideias".

Então, resumindo: com a nova variante chegando, sem sabermos ainda, ao certo, o seu grau de transmissibilidade e se as vacinas atuais são válidas para ela, precisamos nos cuidar. Mais ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário