COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



domingo, 31 de outubro de 2021

CRÔNICA SEMANAL DA PANDEMIA – 24-30.10.2021

                           Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, que completa 40 anos em 2020. Http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br

Semana chuvosa em Portugal, sem a luz única de Lisboa, eu aproveitei para assistir o campeonato mundial de ginástica rítmica, escrevi um pouco e até assisti noticiários e li alguns jornais brasileiros, como o Notícias do Dia, O Globo, Folha, Estadão. Li quase nada, ainda estou lendo o novo livro da poeta Eloah e um novo do Agualusa. No início da próxima semana começo a trabalhar na nova edição da revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA, de dezembro. A pandemia parece quase não existir, aqui, mas há umas poucas centenas de novos casos por dia e o número de mortos está abaixo de dez por dia. Quer dizer: ela está aí. No Brasil também, a média de mortos por dia está por volta de quatrocentos, ainda é um número muito alto.

O Rio tem brincado muito. No domingo não lembro de saímos para ir ao parque, mas ele andou de bicicleta dentro de casa mesmo. Vovó também brincou com ele com a bola de pilates, aquela grandona e ele adorou. Segunda fomos ao parque das Amoreiras e ele brincou o tempo todo, brincamos até de esconder, eu ele e a vovó: ele dava a volta no escorregador e eu me escondia debaixo para surpreendê-lo na passada. Ele ria muito e queria mais. Na terça ele aproveitou mais ainda, colocamos ele no balanço, a cadeirinha tem proteção e ele balançou quase alto. À noite, Rio teve visitas, uma família com criança. A Leonora tem um aninho e tanto e eles brincam bastante, apesar da diferença de idade. Fiz pão de queijo, daquele escaldado, e fez um sucesso. Léo e Rio gostam muito e sumiu num instante.

Na quarta, saímos para passear com o Rio e a mãe dele, pelas Amoreiras e pelo Campo de Ourique, passando pelo jardim do segundo dos bairros, onde Rio aproveitou o parquinho. Passamos no mercado para comprar peixe. Mamãe fez um almoço delicioso e voltamos para a casa do vovô e da vovó para a vovó lavar roupa e cozinhar um feijão. À noite, assisti ao campeonato de ginástica rítmica, que está acontecendo no Japão. Vovó fez um camarão ao meio oriental que estava soberbo.

Na quinta, fomos ao parque da Estrela, no bairro do mesmo nome. O Rio se reuniu com um monte de amiguinhos, trocaram brinquedos e divertiram-se muito. Vovó fez um almoço na casa do Rio que estava delicioso e nós voltamos para casa, mas à noite fomos de novo no Rio para fazer um caldo de peixe – garoupa – com camarão.

Na sexta Rio ficou conosco quase todo o dia. Almoçou com papai e mamãe na casa da fofó e do fofo e vovó fez  feijão do brasil com arroz, bife e salada, bem comida brasileira. À tardinha fomos para a casa do Rio e à noite houve sarau, com muitos convidados e cantores do Rua das Pretas, inclusive o último ganhador do The Voice Portugal, Trigacheiro. Rio foi convidado a cantar, mas ficou encabulado com muito público.

No sábado, como estava chovendo, só fomos na casa do Rio à noite e jantamos lá. Ele está muito fofo e grandão e fala tudo. Monta muitas coisas com o lego. É muito inteligente.

E precisamos falar da pandemia, que ainda grassa pelo mundo. O YouTube removeu, no início da noite da segunda, a live em que o presidente Jair Bolsonaro propagou mentiras ao relacionar a vacina contra a Covid à Aids. Na fake news proferida na quinta-feira (21) no Facebook, o presidente associou o imunizante ao risco de se contrair HIV. O próprio Facebook, pela primeira vez, tirou do ar uma live de Bolsonaro. A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) também divulgou nota para reafirmar que "nenhuma vacina desenvolvida contra a Covid-19 pode causar Aids e que nenhuma vacina tem o potencial de transmitir o vírus do HIV". 

Parte superior do formulário

A CPI da Covid aprovou n terça-feira (26), por 7 votos a 4, o relatório final elaborado pelo senador Renan Calheiros. Com a aprovação, a comissão criada para investigar ações e omissões do governo durante a pandemia encerra os seis meses de trabalho pedindo o indiciamento de 78 pessoas e duas empresas. O documento tem 1.289 páginas e responsabiliza o presidente Jair Bolsonaro por considerar que ele cometeu pelo menos nove crimes. Há ainda pedidos de indiciamento de ministros, ex-ministros, três filhos do presidente, deputados federais, médicos, empresários e um governador – o do Amazonas, Wilson Lima. Duas empresas que firmaram contrato com o Ministério da Saúde – a Precisa Medicamentos e a VTCLog – também foram responsabilizadas. Agora é ver o que vai dar.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou que, com o relatório da CPI da Covid em mãos, poderá "avançar" na apuração sobre autoridades com foro privilegiadoA mensagem foi publicada naquarta-feira por Aras numa rede social depois de ele ter recebido um grupo de senadores da comissão. O documento aprovado atribui ao presidente Jair Bolsonaro nove crimes durante a pandemia. A Procuradoria terá de decidir se arquiva os pedidos de indiciamento, se instaura um inquérito ou se apresenta denúncia. Aí é que mora o perigo. É ver pra crer.

Integrantes da cúpula da CPI da Covid entregaram na quinta-feira (28) uma cópia do relatório final da comissão ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux.

 A agência reguladora norte-americana autorizou na sexta-feira (29) que a vacina da Pfizer contra a Covid-19 seja aplicada em crianças de 5 a 11 anos nos Estados Unidos. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, ainda precisa dar seu aval para a campanha e estabelecer os protocolos. A expectativa é que o parecer seja o primeiro passo para, talvez já na próxima semana, começar a vacinação de um público de 28 milhões de pessoas dessa faixa etária. A dose prevista para crianças representa um terço da aplicada em adultos. 

Roma conheceu no sábado ao menos dois Bolsonaros. Em sua versão oficial, o presidente brasileiro exaltou, durante discurso na cúpula do G20, a campanha de vacinação contra a covid-19 e disse que seu Governo está comprometido “com uma agenda de reformas estruturantes”. Nos bastidores do encontro e em entrevista a jornalistas, Jair Bolsonaro disse que a economia nacional está ”voltando bem forte”, que “a Petrobras é um problema” e que tem “um apoio popular muito grande”. Mas muito pouco do que o presidente projetou sobre seu Governo na capital italiana se sustenta na realidade. Pra variar, a mentirada de hábito.

Como já disse no ínicio, a pandemia ainda está aí, embora façamos de conta que ela acabou. Ainda precisamos ter cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário