COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 10 de abril de 2020

DIÁRIO DA PANDEMIA - 10.04.2020


          Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, que completa 40 anos em 2020. Http://luizcarlosamorim.blogspot.com.brhttp://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

A despeito de preocupação com a pandemia, hoje acordei cedo, para escrever um poema que estava inteirinho na minha cabeça: um poema para o Rio, o neto que completa um aninho neste dez de abril. Como não poesiar este ano de vida desse menino que mudou nossas vidas para melhor? Aqui vai o poema: “NOSSO RIO - A alegria é um dom /  Que emana de anjos de luz / Como nosso menino Rio, / De sorriso encantador, / De riso sonoro e límpido, / O som divino da vida. /  Um ano de felicidade / Completa o nosso Rio, / Essa alma abençoada / Que veio trazer o sol, / Que veio trazer calor, / A iluminar nossas vidas, / Nós que o esperamos / Ansiosos há tanto tempo. / Parabéns, menino Rio, / Do sorriso escancarado / Dos olhos negros brilhantes, / Faróis a mostrar caminhos. / Menino das mãos curiosas / E dos pés rechonchudos, / A ensaiar passos largos. /  Você é a vida viva / Pra renovar este mundo, / Um grande Rio de água clara, / Mansa e forte ao mesmo tempo. / Rio de ondas de carinho, /  Corredeiras de emoção.”
Escrevi, coloquei no ar e levantei para parabenizar o aniversariante, que já estava acordado. Graças a Deus não estamos doentes, então posso abraçar, beijar, apertar, que ele gosta. Tomamos o café da manhã e brincamos um pouco, para que a mamãe e a vovó pudessem preparar os bolos para a festa de aniversário de Rio: um bolo grande para os adultos e um bolo menor exclusivamente para ele, feito sem açúcar, mas muito gostoso, porque feito com maçã e banana. E docinhos, também: brigadeiros de chocolate branco e preto.
Não li os jornais, hoje, mas não fez falta. Também não  li mais nada, porque hoje é o dia do Rio. Sair, nem pensar. A ida à dona Ana para comprar morangos gigantes fica para amanhã, de novo. Pierre e Daniela fizeram bacalhau à Brás, para o almoço da sexta-feira santa, com o bacalhau que compramos ontem no Corte Inglés. Estava excelente, com um vinho português também ótimo.
Depois do almoço, fomos terminar os preparativos da festa: encher os balões – eu soprei as letras de “Feliz Aniversário” e a vó e a mãe encheram os balões coloridos -, e foi feita a arte final nos bolos e docinhos. Também preparamos o aparato tecnológico, que em tempos de quarentena, infelizmente não dá para trazer os convidados para a nossa casa, então a presença é online: com o aplicativo Zoom, podemos colocar todos os convidados on line na casa da gente e os convidados podem nos ver e ver todos os outros convidados, podemos falar com eles, eles podem falar conosco e com os outros convidados. Então era preciso mudar o televisor de lugar, instalar o aplicativo em outro notebook, conectar o Notebook com o televisor, ligar todos os cabos de todos os aparelhos e – voilá! – tudo funcionando, os convidados começaram a chegar. Convidados do Brasil, da França, aqui de Portugal, dos Estados Unidos. E todos cantamos “Feliz aniversário” e brindamos ao primeiro ano de Rio. O bolo estava uma delícia, os docinhos também, a reunião, mesmo nos adequando a estes tempos de isolamento, foi uma delícia.

Cantores cantaram e o pai do Rio, Pierre, cantou a música recente que ele fez para o aniversário do Rio: “O Rio faz um ano / eu convidei o mar /  chamei a cachoeira / as estrelas e o luar // O Rio faz um ano / convidei o meu amor / a morena vai sambar /
vai rufar o meu tambor //  Vai ter serenata na janela / Vai ter cafuné coco e calor /
Vai ter brigadeiro de panela / Vão vir, amigos no computador //  O Rio faz um ano /
Vai ganhar um avião / pra conhecer outras culturas / no braço do violão //   O Rio faz um ano / vai ganhar uma bicicleta / pedalar pelo planeta / como fazem os poetas.”
De maneira que foi um dia de grandes emoções. O Rio está feliz e isso é o mais importante. Se ele estiver feliz, estaremos felizes também.

3 comentários:

  1. Que benção o Rio!! Parabéns aos pais, avós e familiares!! 🎂🍰🍮🍡🍧🎪🎠⛲😘

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Luiz...parabéns mano...da para sentir sua emoção ao falar do neto amado...muito.lindo...você resumiu lindamente o Rio...ele é uma benção...bjs😘😘👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Lindo amorim. Parabéns para o Rio , para o Papai, mamãe, avós e que ele tenha um crescer rodeado de amor! Abraço grande pra todos.

    ResponderExcluir