COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



terça-feira, 7 de abril de 2020

DIÁRIO DA QUARENTENA DO CORONAVÍRUS




             Por Luiz Carlos Amorim - Escritor, editor e revisor, Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, com 36 anos de trajetória, cadeira 19 na Academia SulBrasileira de Letras. http://luizcarlosamorim.blogspot.com.brhttp://www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br


Hoje é dia 7 de abril de 2020. Estamos desde o dia 17 de março recolhidos em casa, em Lisboa, por causa do novo coronavírus, o Covid 19, a pandemia que invadiu o mundo todo. Só se sai para ir ao supermercado, à farmácia, à quitanda, à padaria, ao talho – desculpe, açougue -,ao posto de combustível. É claro que quando se vai a um desses lugares, a gente dá uma sapeada para ver como está a cidade, se tem mais ou menos gente na rua. E dá saudade de entrar na loja de pastéis de bacallhau com queijo amanteigado da Serra da Estrela, nas tasquinhas onde serviam o melhor peixe grelhado do mundo, dá vontade de ir à loja de ovos moles, que fica aqui do outro lado da rua, mas não está abrindo, apesar de vender produtos alimentícios. Além dos ovos moles, eles servem um bolo de laranja em formato de rocambole que é uma coisa de outro mundo. Dá uma vontade de ir passear à beira do Tejo e a gente até foi à Praça do Comércio, outro dia, pra matar a saudade – foi uma turistada. Vontade de passear no Jardim da Estrela, um parque belíssimo, muito arborizado, bem do tipo das praças ou parques espanhóis, vontade de ir à Tapada das Necessidades, o jardim de dez hectares do Palácio das Necessidades, O Parque Eduardo Sétimo, no final da Avenida da Liberdade e tantos outros lugares, como o Oceanário, que fica no Oriente, a parte moderna de Lisboa, o Jardim Zoológico, mas não dá. Precisamos nos isolar para não deixar o vírtus de propagar ainda mais.
Então a gente lê muito, brinca muito com o neto Rio, que faz um ano no dia 10 de abril, escreve muito, também, e brinca com o Rio, vê filmes e brinca com o Rio. Ele é muito divertido e a gente não sente o tempo passar. Aprende as coisas muito depressa. Ultimamente, aprendeu a dar tchau e mandar beijinho.
Mas hoje saí, que era preciso ir na mercearia/quitanda comprar frutas e verduras. As ruas já estiveram bem mais desertas em dias passados, mas ainda tem pouca gente saindo, acho que só para as necessidades mais prementes. É claro que ainda tem um ou outro turista remanescente, mas são muito poucos.
Cheguei à mercearia da dona Ana e tinha fila (ou bicha, como se diz aqui). Havia três pessoas na minha frente e é claro que ficamos a quase dois metros uns dos outros. Demorou bastantinho, pois as pessoas saem só o estritamente necessário, então faz-se uma lista de um monte de coisas que é preciso comprar. Mas chegou a minha vez e eu também tinha lista: comprei morangos – enormes e deliciosos, agrião, couve, mandioca – que é importada do Marrocos, farinha de mandioca, bananas, leite condensado, atum – que é uma beleza, aqui, etc. e esqueci de comprar manga. Eu não gosto de manga, mas a filha e o Rio gostam.
Quando voltava, passei por um senhor negro, já na melhor idade – a Mary adora que digam que a terceira idade é “melhor idade” – que ia na minha frente cantarolando, feliz da vida. Achei fantástico uma pessoa, acho que lá pelos seus setenta, nos dias de hoje, tão bicudos, sair por aí de tão bom humor. Apertei o passo para passar por ele e dizer-lhe “Bom dia!”, só para ouvir ele desejar-me “Bom dia”, também, com toda aquela felicidade. Desejei que com o “bom dia” dele, viesse um pouco daquela alegria espontânea, tão singela e tão verdadeira.
Já em casa, fizemos educação física na sala de casa, que a filha Daniela é educadora física com mestrado em dança, tomei banho, almocei – quase cinco da tarde – e comi os morangos deliciosos e enormes pensando naquele senhor feliz, apesar de qualquer coisa – ele mancava - e não pude deixar de, logo em seguida, deixar tudo de lado e escrever sobre ele, nesta crônica. Uma lufada de ar puro, nesses ares atuais tão contaminados. Obrigado, senhor. Vou dormir mais feliz hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário