COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

O PROFESSOR E A NATUREZA



Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br )

Dia 4 de Outubro foi o Dia da Natureza e o dia 5 é o Dia Mundial do Professor.
Este dia em homenagem ao professor foi criado pela UNESCO em 1994 com o objetivo de chamar atenção para o papel fundamental que esses profissionais tão importantes, talvez os mais importantes de todos, têm na sociedade e na instrução da população. Acho que as duas coisas têm muito a ver, pois o professor educa, transmite conhecimento para que nós, seres humanos, tenhamos senso de valor e responsabilidade, para que saibamos cuidar da Natureza, saibamos preservá-la para podermos ter uma perspectiva de futuro para nossos filhos e netos.

Quero parabenizar os professores de todo o Brasil, principalmente aqueles abnegados, completamente dedicados ao magistério, como alguns que conheço e dos quais tenho orgulho de poder dizer que são meus amigos.

Então rendo minha humilde homenagem a esses profissionais, principalmente aqueles do primeiro grau, aqueles que ensinam a ler e a escrever nos primeiros anos da escola, pois eles dão a base que o cidadão vai precisar para sermos bem sucedidos no segundo grau, na universidade, na vida. Apesar dos donos do poder, que a cada dia comprometem mais a educação brasileira, fazendo modificações que só empobrecem o nosso sistema de ensino, além da falta de reconhecimento ao corpo docente da escola pública.

Que esses profissionais sejam reconhecidos, melhor qualificados e melhor remunerados, para que possam exercer com ampliltude a sua profissão, valorizando  a nossa educação que anda tão relegada a último plano pelos nossos governantes, que fazem questão de que o ensino público seja ruim, pois é mais fácil dominar um povo sem cultura.

E tanto ou mais do que a educação, a nossa Mãe Natureza também é desrespeitada. Nós, homens, envenenamos o ar, a água, a terra, tudo. Nosso meio ambiente é cada vez mais agredido e Mãe Natureza já se ressente disso, mostrando que não está nada contente: as catástrofes climáticas, em volta do mundo, dizem bem isso.

Então peço, nesta época de primavera, no auge da explosão da natureza, que nós, homens, seres humanos, nos conscientizemos de que tudo o que fizermos contra a natureza, ela nos devolverá. Não ficaremos impunes. Precisamos cuidar mais e melhor dela, para que ela possa nos legar um futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário