COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



domingo, 12 de dezembro de 2021

CRÔNICA SEMANAL DA PANDEMIA – 28.11-04.12.2021

 

   Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, que completa 41 anos em 2021. Http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br

 

Uma semana excelente, mesmo com a nova variante da covid. Trabalhei na divulgação da revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA, que ficou pronta e ficou muito boa: 84 páginas de muita prosa, muita poesia e muita informação literária e cultura. Li um pouco de Agualusa e Oscar Wilde, assisti séries de humor e até um filme. Vi noticiário brasileiro e internacional – Bolsonaro não está nada bem na fita pelo mundo – e escrevi um pouco. No mais, nos divertimos com o neto Rio, que está cada vez mais fofo, montamos a árvore de Natal para entrarmos mais no espírito da data, nossa revista revê mais de mil acessos em um dia,  e vimos um megashow de André Rieu ao vivo e a cores. Por falar em ao vivo e a cores, aqui na Europa não tem jacatirão para anunciar o Natal, mas precisam ver as cores das folhas de inúmeras arvores no outono daqui. É um beleza só. A foto de hoje é uma delas.

No domingo, fizemos piquenique nos Jardins da Estrela e o Rio aproveitou para andar de bicicletinha. Eu levantei o selim da bicicleta menor dele, assim as pernas não ficam tão dobradas e é mais fácil correr para impulsionar o bólido. Não tem pedal, então é impulsionada com os pés, mesmo, e ele vai que vai. Na segunda ficamos com o Rio à noite, pois papai tinha participação em um show e mamãe foi junto, pois é a produtora. Brincamos muito e também vimos desenhos como Léo, o Caminhão, Patrulha Pata e Blipi – só criança mesmo para gostar dele, pois a dublagem (brasileira) é péssima. Na terça, vovó ficou com o Rio enquanto mamãe e papai trabalhavam. Fomos à piscina, eu e vovó, com o Rio, à tardinha, para vê-lo na água com mamãe. Ele disse, à noite, que “foi incrível!”, assim mesmo.  Mais tarde, teve jantar com os artistas do concerto Rua das Pretas. Vovó e mamãe fizeram umas comidinhas à la brasileira bem gostosas. Pra honrar o país e a época em que estamos, tinha até castanha portuguesa assada, que a Dani, mamãe do Rio, colocou para assar, depois de fazer um talho na casca de cada uma – a casca delas é um pouco dura – até cortou o dedo. Na quarta, Vovó trouxe o Rio para nossa casa e ele almoçou e ficou conosco até a noite. Antes de chegarem casa para almoçar, passaram no shopping Amoreiras aqui ao lado e ele dirigiu um carro de corrida e brincou no escorregador em caracol. Tirou um soninho muito bom à tarde e quando acordou fez um lanchinho de banana amassada com canela e mel, pão de canela e croissant. Voltamos à noite para a casa dele e ele foi se encantando pelo caminho com as árvores de natal iluminadas.

Na Quinta, Vovó foi antes do vovô para a casa do Rio e à noite fomos os dois para jantar e montar o quê, o quê? A árvore de Natal, claro. Mamãe deu banho no Rio e ele vestiu roupa de duende e fomos todos para a saleta que dá para a varanda, nos fundos. A árvore já estava lá e mamãe Dani pegou as caixas com enfeites e abriu-as e Rio ficou maravilhado com tantos enfeites diferentes e coloridos. Foi uma festa inesquecível o Rio escolhendo as coisas para pendurar na árvore e colocando ele mesmo, alguns. Ele pulava de feliz. Sabem a imagem da felicidade? Era isso, exatamente isso. Fiz um filme, mas ficou muito longo, mais de dez minutos, então não pude mandar para a família e amigos no Whats. Tive que editar para enviar alguns trechos, mas ficou muito bom. É uma lembrança que não dá pra não ter.

Na sexta fomos levar o Rio na parquinho do Eduardo Sétimo, que ele adora ir lá, pois tem brinquedos mais “ousados”, como uma tirolesa que eu tenho que segurar ele e sair correndo na velocidade que aquilo vai e ele adora. O Eduardo Sétimo está cheio de barracas e pista de patins e outras atividades, virado num parque de Natal. Lembra a Feira do Livro, todo ocupado e cheio de gente. E tem uma imensa roda gigante. Passamos por ela e Rio ficou encantado, acho que vamos ter que voltar para ele andar nela. Não entramos na área das barracas porque é preciso ter teste de covid ou certificado de vacinação. Precisamos obter nosso certificado europeu. Mas fizemos o teste de covid, porque ainda estávamos voltando do parque quando Daniela mandou mensagem no Whats dizendo que tínhamos bilhetes para o concerto de André Rieu à noite. Imenso presente de Natal. A Altice Arena, aqui em Lisboa, que comporta mais de doze mil pessoas, estava lotada e, apesar do mar de gente que estava ao redor do domo onde fica a Arena, quando chegamos, foi tudo muito organizado e num instante estávamos sentados na num excelente lugar excelente, perto do palco. Foi soberbo. Ao vivo é outra coisa. Depois de duas horas de concerto, André Rieu tentou encerrar, mas não conseguia, ainda ficou quase meia hora apresentando mais números. Foi magnífico. Um tributo à música. Orquestra fabulosa, cantores espetaculares. Música na veia, música no coração. Inesquecível. No sábado, fomos almoçar com Rio, mamãe e papai, que a Daniela fez uma lasanha de berinjela com molho a bolonhesa que ficou deliciosa. Brincamos muito com o Rio e quando ele foi tirar o soninho da tarde, fomos embora, que tínhamos que passar no supermercado. À noite, Rio foi passear um pouco para ver as luzes de natal. Ele sempre fica encantado com muita luz e muita cor.

A semana foi ótima, mas a pandemia continua, agora com a nova variante, que a gente não sabe ainda o quão grave é. Na segunda, imagem computadorizada da variante ômicron do coronavírus revelou que ela tem mais que o dobro de mutações da delta. A representação computadorizada desta nova cepa foi feita por pesquisadores do hospital Bambino Gesù de Roma, na Itália, que disseram ainda ser cedo para tirar conclusões e que ter mais mutações não significa necessariamente que a ômicron seja mais perigosa. Na terça, o Instituto Adolfo Lutz confirmou dois casos positivos da ômicron no Brasil – são os primeiros registros, no país, da nova variante do coronavírus. Na quarta, foi confirmado o terceiro caso da ômicron no Brasil. O Ministério da Saúde confirmou  mais dois casos da ômicron no Brasil. Com as outras três infecções já detectadas em São Paulo, o país tinha na quinta cinco pacientes com a nova variante do coronavírus. O ministranta da Saúde defendeu que ainda não é o momento para um "fechamento total da nossa economia" e disse que o ritmo de vacinação traz "tranquilidade" para enfrentar todas as variantes. Sabe tudo, a anta travestida de ministro.

No sábado, STF determina abertura de inquérito contra Bolsonaro por associação falsa entre vacina e HIV. Decisão do ministro Alexandre de Moraes contraria a PGR e atende a pedido feito por parlamentares da CPI da Covid. Já não era sem tempo, mas sabemos que vai dar em nada, pra variar.

Então, não sabemos nada, ainda, sobre a ômicron. É bom nos cuidarmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário