COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

"A SÉTIMA CAVERNA"


Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/

O escritor Harry Wiese, integrante do Grupo Literário A ILHA, foi um dos destaques apontados pela Academia Catarinense de Letras, pelo seu livro "A Sétima Caverna", na categoria romance. A ACL premia, todos os finais de ano, os destaques culturais nas categorias conto, poesia, romance, crônica, ensaio e história e dá o Prêmio Othon Gama D´Eça a uma pessoa ou entidade.
Eu li o romance logo que ele foi publicado pela Editora Hemisfério Sul, no início do ano e a obra realmente merece o destaque.
Isso me remete – não posso evitar - ao edital da Fundação Catarinense de Cultura, em meados do ano, para selecionar dez livros de escritores catarinenses para comprá-los e distribuí-los às bibliotecas municipais de todo o Estado. Por que será que, sendo um dos melhores livros publicados nos últimos tempos, ele não foi selecionado? Ele estava inscrito...
Mas a verdade é que foi muito bom constatar uma boa surpresa literária, quando acabei de ler "A Sétima Caverna", romance de Harry Wiese, de Ibirama. O livro é muito bom, é original e prende a leitor do começo ao fim. O autor, também poeta e contista, nos presenteia com um menino apaixonado por livros e por natureza que, desde muito pequeno, queria ser cientista. Esse menino conta a sua fantástica história vivida em Getúlio Vargas, bem no interior, ao lado da Mata dos Bugres e ao pé da Serra do Mirador, seus santuários ecológicos. Pois foi na Serra Mirador que ele descobriu a Sétima Caverna, o fim de um mistério que começou com uma história de amor como nunca se viu antes, parodiando o menino protagonista.
É muito interessante o fato de o autor construir um romance de fôlego com tão poucos personagens, num cenário quase único e ao mesmo tempo conseguindo ser tão denso. As personagens são fantásticas. O menino, o artesão, o cachorro Fidélis, que rouba a cena em algumas partes do romance, me conquistaram de imediato. Que animal fantástico e que trajetória espetacular a de Fidélis. Assim como a história de confronto do homem branco com o índio, com uma música de violino de fundo. Triste e bela.
Foi um verdadeiro e grande prazer ler "A Sétima Caverna". O respeito à natureza e à vida, seja do ser humano ou dos animais são constantes nesta obra. A sensibilidade do autor nos remete a um universo mágico que se espalha por toda a mata e pela serra, surpreendendo o leitor a cada capítulo.
É o primeiro romance de Harry, que já era experiente prosador como contista, mas ele revela, em “A Sétima Caverna”, um grande domínio da narração mais longa, da criatividade e da imaginação. Sua história é um hino de amor à natureza e aos índios, que nos legaram essa nossa terra, e à vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário