COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

FEIRAS DO LIVRO



    Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br


Neste mês de dezembro temos mais uma feira do livro em Florianópolis. Recebi comunicado da Câmara Catarinense do Livro, recentemente, e pretendo fazer o lançamento de meu novo livro de crônicas “O Rio da minha Cidade”, obra que obteve Menção Honrosa nos Prêmios Literários Cidade de Manaus. Queria saber mais, saber se a feira do livro deste final de ano será diferente das outras, se haverá alguma atração especial, pois estou longe de Floripa, mas não estou conseguindo, pois a internet aqui no navio é muito cara e não funciona.

Espero que a feira não seja reduzida, como tem acontecido nas últimas edições, apenas à venda de livros. Estou alimentando alguma esperança de que o Estado esteja apoiando a feira, que o município seja parceiro neste evento, que é cultural e merece ter recursos para oferecer mais opções do que simplesmente a oferta de livros, que já é feita pelas livrarias – poucas – da capital.

O Estado já patrocinou eventos de moda, shows de cantores internacionais, o município pagou um grande cantor lírico também internacional que não veio fazer o show, uma árvore de natal milionária e por aí afora, então deve haver uma verba que possa ser destinada à cultura, à realização de uma boa feira do livro.

Tenho visto, pelos vários países pelos quais passei, o valor que é dado ao livro, pelas quantidade de livrarias e sebos que a gente encontra pelas ruas e praças e também pelo fato de encontrar pessoas lendo em todos os lugares.

Está na hora de valorizarmos mais os nossos livros e os nossos escritores e tentar fazer uma boa feira do livro, que realmente consiga alcançar o objetivo da Câmara Catarinense do Livro, qual seja: “O principal objetivo do evento é o incentivo ao hábito leitura, levando a toda população livros novos, de todas as áreas do conhecimento, e momentos culturais, assim contribuindo com a cultura em Santa Catarina.”

Quanto aos livros, tudo bem. Mas quanto aos “momentos culturais”, tem deixado muito a desejar. Santa Catarina conta com boas feiras do livro em Jaraguá do Sul, Joinville e outras cidades. Aqui em Floripa faz tempo que a feira decaiu e não se levantou mais. Precisamos cobrar mais atenção para a feira do livro de Florianópolis, pelo menos nós, escritores. Florianópolis merece uma boa feira do livro.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário