COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 21 de maio de 2015

CIRANDA LITERÁRIA EM JARAGUÁ DO SUL


    Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor, Fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA, cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras – http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br

Fui convidado da Ciranda Literária, realizada em Jaraguá do Sul, e senti-me honrado de participar de um evento importante e vitorioso como aquele, levado a efeito por escritores da cidade. A de abril foi a edição de número cinquenta do evento, que traz escritores de vários pontos do Estado para falar sobre a sua obra e para que todos os presentes falem sobre o que estão lendo.

Jaraguá é uma cidade de tradição cultural, que tem uma das mais importantes feiras do livro de Santa Catarina, a cidade que sedia um dos maiores festivais de música do mundo e que também tem uma editora que vem fazendo um importante trabalho, trazendo a lume a produção literária da região. É uma cidade que tem um grande número de escritores, com projeção cada vez mais forte no Estado e até fora dele. Escritores que não se preocupam apenas em divulgar e fazer ler a sua produção, mas em incentivar a leitura, o hábito da leitura de maneira geral.

E o público leitor jaraguaense corresponde à iniciativa dos escritores, que tem o apoio da Biblioteca Municipal, na seção do espaço para os encontros, comparecendo fielmente às edições da Ciranda Literária e mostrando o que está lendo, e lendo obras importantes da Literatura clássica e também da contemporânea, assim como também lendo autores locais.

O objetivo da Ciranda, portanto, vem sendo cumprindo. E essa organização dos escritores da região de Jaraguá do Sul pode resultar reunião deles em uma Academia de Letras, o que resultará em maior integração com escritores de outros pontos do Estado e do País. A Ciranda convidou e a escritora Apolônia Gastaldi, de Ibirama, que estará presente na sua edição de maio. Apolônia, que é presidente da Academia de Letras do Brasil, seção de Ibirama, trará a proposta, já apresentada a alguns escritores da cidade anteriormente, desta vez oficial, da instalação de uma seção da academia em Jaraguá.

É importante para os escritores jaraguaenses terem essa representatividade, inclusive perante a cultura oficial, para realizar mais em prol da cultura local. Iniciativa e vontade eles tem e já demostram isso, fazendo a Ciranda Literária, então a reunião em uma academia os unirá ainda mais e todos e, sabemos, a união faz a força. Parabéns a Nilza, ao Gil, à Ana, pela iniciativa, por darem continuidade a esse encontro  de amantes da literatura, da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário