COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sábado, 5 de setembro de 2015

DIA DE LER

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor, Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, com 35 anos de trajetória, cadeira 19 na Academia SulBrasileira de Letras. http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br

O dia primeiro de outubro de 2015 é Dia de Ler. Uma iniciativa da Secretaria da Cultura de Barueri, SP, fez com que mais de 93 mil pessoas aderissem ao projeto DIA DE LER – TODO DIA, participando de sessões de leitura, das 9 da manhã até as 21 horas. Gente de todas as profissões, de todas as religiões, de todas as cores, de todos os graus de instrução leram, naquele dia, qualquer texto, desde bula de remédio, passando pelo gibi, pelo jornal, indo até os clássicos da literatura, não esquecendo a Bíblia, é claro.
Em vista do retumbante sucesso da experiência, optou-se por uma edição nacional do projeto. De maneira que o dia primeiro de outubro será o dia da mobilização nacional pela leitura. Os coordenadores da mobilização DIA DE LER – TODO DIA pretendem envolver o maior numero de pessoas em todo o Brasil, fazendo com que cada um leia um pouco ou um pouco mais.
Vale tudo, com já dissemos: quadrinhos, manuais, receitas, jornais, revistas, folhetos, livros, na maratona da leitura que durará doze horas. O objetivo, claro, é incentiva o hábito da leitura, coisa que fazemos há um bom tempo, assim como também chamar a atenção de pais, professores, governantes e de toda a sociedade para a importância do ato de ler.
A leitura é aquisição de conhecimento, é entretenimento, é exercício de fantasia, de imaginação. O livro é o guardião da história da humanidade, o registro de tudo o quanto o ser humano já fez neste mundão de Deus. O receptáculo de toda a inteligência do homem, até das teorias do que poderá vir a ser o futuro. Literatura é, na verdade, conhecimento, descobrimento, emoção, libertação. Então, toda iniciativa no sentido de incutir o gosto pela leitura e o hábito de ler é meritória. E esta é a proposta do projeto DIA DE LER – TODO DIA.
Além de atrair as pessoas para a prática da leitura, o próprio nome do projeto já sugere que ler é uma coisa para se fazer todo dia. Nem que seja meia dúzia de linhas, uma página: é isso que nos levará ao hábito de ler.
Então, temos compromisso marcado para o dia primeiro de Outubro: vamos nos juntar a todos aqueles que aderirem ao projeto DIA DE LER em nossa cidade para praticarmos a leitura.

4 comentários:

  1. Oi meu amigo!

    Como vai, com esta chuvinha gostosa que alegra nossa''alma.

    Eu sou a professora Edna de Divinópolis - MG e sempre o acompanho, embora a algum tempo fico apenas a espiar e admirando a sua capacidade de enxergar claramente os ciscos da vida cotidiana. Pois bem, estou precisando da sua ajuda. No início de Agosto, comecei a dar aulas em três turmas do fundamental II em uma nova escola e lá fiquei desesperada, quando percebi que não havia quase livro algum e independente de qualquer coisa, isso está me incomodando demais e gostaria de ofertar aos meus alunos livros que despertem o gosto pela leitura. Já escrevi para outros escritores, e gostaria muito que me ajudasse. Você conhece o meu trabalho, e sabe o quanto amo a LEITURA. Por isso vamos nos unir e oferecer a eles qualidade, variedade, diversão e muita imaginação. Aguardo resposta.

    Até breve
    Professora Edna Matos

    ResponderExcluir
  2. Ler é fundamental!Traz só vantagens!O brasileiro lê pouco!Hora de mudar...

    ResponderExcluir
  3. O comentário acima é
    de Divinópolis
    -MG.Bjs...

    ResponderExcluir
  4. Estou enviando livros e colocando seu endereço no Face para que mais autores enviem também. Grande abraço.

    ResponderExcluir