COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 26 de outubro de 2009

CRÔNICA TRISTE

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br )

Hoje minha crônica não vai ser literária, nem romântica, nem poética. Vai ser apenas triste. Porque está acabando outubro e estamos quase entrando em novembro. E a primavera me traz flores e vida, esperança e desejo de renovação, mas também me traz uma enorme sensação de perda.
O início de novembro tem Finados e o final de um outubro antigo levou um pedaço de mim, há muitas primaveras. Vinte e sete primaveras, para ser exato. Então, esse dia que deveria ser de comemoração de aniversário, para mim é um dia no qual aquela dorzinha escondida, que fincou raízes lá no fundo do peito, doendo um pouquinho sempre, agora dói um tanto mais.
Saudades, saudades infinitas de uma convivência que poderia ter existido, mas não aconteceu. E ter saudades de alguém que chega e já se vai, sem deixar nada para ser lembrado, é ainda mais doído. Até me disseram, quando Vanessa se foi, no dia seguinte ao do seu nascimento, que era melhor assim, era melhor do que se ela tivesse ficado algum tempo e depois tivesse ido, doeria menos. Eu não concordo.
Ficou um vazio enorme, uma saudade de ter do que ter saudades, aquela imagem nítida da luta pela vida, ferrenha, mas perdida.
E uma imagem quase romântica, no meio de tanta aridez: no dia em que Vanessa se foi, as primeiras flores dos primeiros jacatirões nativos se abriram. Fiz até um poema, que depois virou lápide: “A primeira flor / de jacatirão / da primavera, / em outubro, / tem um nome: / saudade...”
Mas os jacatirões estão florescendo novamente, este ano, e amanhã eu vou estar melhor, prometo. E volto a falar de poesia e de livros. Porque a vida é assim. O que seria dos momentos felizes, se não fossem os tristes, para valorizá-los?

2 comentários:

  1. Prezado Escritor
    Luiz Carlos Amorim,

    Não possuindo o seu email, aproveito-me deste espaço. Comunicar-lhe: 1 - que publiquei um artigo seu sobre a Feira de Porto Alegre, mandado por Urda Klueger; 2 - que fiz link deste blog e do site "a ilha", no meu blog http://cirandinhapiaui.blogspot.com

    Li esta sua crônica muito sentida e bem cuidada,
    página de um escritor que preza o que faz e diz o que tem a dizer quanto pode. Muito boa crônica. Eu possuo outros blogs, se tiver tempo de acessar
    http://franciscomigueldemoura.blogspot.com e http://abodegadocamelo.blogspot.com
    Sim, também estou na lista dos seus seguidores.

    Veja e comprove.

    Abraços do também escritor

    FRANCISCO MIGUEL DE MOURA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não vi antes a sua resposta. Meu e-mail é lc.amorim@ig.com.br .
      Um grande abraço do Amorim

      Excluir