COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A "CULTURA OFICIAL" NO VENTILADOR

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br )

Ainda sobre as crônicas a respeito da “seleção” de escritores catarinenses que serão levados pelo Estado à Feira do Livro de Porto Alegre, há muita gente descontente com a maneira como foi feita a escolha. Minha crônica “Escritores catarinenses na Feira do Livro de Porto Alegre”, que denunciava a comissão selecionadora, formada pela FCC, por ter escolhido a si mesma, com exceção do Prof. Lauro Junkes e Jayro Schmidt, para ir à Feira do Livro, foi publicada ante-ontem, dia 20, no jornal Notícias do Dia, aqui da Grande Florianópolis.
Foi um reboliço só, muito e-mail, muito telefonema, muita gente se manifestando. Até o jornal recebeu cartas a respeito. Como disse o Olsen, e eu também assino embaixo, “A impressão que tenho é que estava "engasgado" em todo o mundo...”
E por falar no Olsen, a crônica censurada dele, “Carta à Anita Pires”, falando do mesmo assunto, foi distribuída pela internet – eu ajudei a fazer isso – e também lavou a alma de muitos. Estou tentando publicar, em algum jornal, pelo menos parte da crônica dele, pois ela precisa ser lida por todos os envolvidos com literatura. Parte dela já está aqui no blog, na minha crônica “A Cultura “Oficial” em Santa Catarina”, do dia 17. Ela contém mais denúncias.
Aliás, mais denúncias contém também a carta de Fátima Venutti, publicada ontem no Notícias do Dia, em manifestação a minha, que havia sido publicada no dia anterior.
Mas até agora, a FCC não deu sinal de vida.
A coisa anda feia, e não é de agora. Fico triste, porque a atual diretora, Anita Pires, revitalizou projetos que estavam abandonados, como a reedição do Concurso Cruz e Sousa, o cumprimento da Lei Grando, comprando dez livros de autores catarinenses para distribuir às bibliotecas municipais, embora a escolha desses livros também tenha deixado a desejar. Mas, pelo menos, fez-se alguma coisa. Além de editais de incentivo à cultura, como Elizabete Anderle, também com o dedinho do mesmo grupo que aparece na seleção dos livros, na escolha dos escritores que vão neste final de mês para a Feira do Livro de Porto Alegre, etc.
Talvez ela deva repensar esse “grupo” que trabalha com ela. Porque a “cultura oficial” está mal, está faltando transparência, responsabilidade, lisura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário