COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 31 de maio de 2010

PCH EM CORUPÁ: SIM OU NÃO NESTA TERÇA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

A audiência pública para discussão e aprovação ou não, por parte da sociedade, da instalação da PCH – Pequena Central Hidrelética em Corupá, no Rio Bruaca, finalmente acontece nesta terça, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, as 19horas.
Ela estava prevista para março, mas não aconteceu, não se sabe porque, pois ninguém se reportou sobre o assunto. A PCH, conforme já enumeramos em oportunidades anteriores, já mostrou ter mais contras do que prós: o impacto ambiental será desastroso e o retorno para o município quase nulo. A cachoeira da Bruaca, um dos cartões postais da cidade de Corupá, terá sua vazão diminuída, tendendo a desaparecer. E essa é a cachoeira que se vê quando se está chegando na cidade pela 101.
Os estudos dos impactos ambientais, que já deveriam ter sido apresentados, serão apreciados quando da audiência.
Mas a parte boa do atraso, talvez seja o fato de que a comunidade finalmente está se movimentando, no sentido de evitar a aprovação da construção da hidrelétrica. Três vereadores corupaenses protocolaram, na câmara do município, projeto de lei que proíbe a construção de PCH nos rios de Corupá, a exemplo de outros municípios, como Joinville.
Os moradores da tranquila e pacata Corupá, que não aceitam a construção da PCH porque não acreditam na afirmação da empresa construtora de que os impactos serão mínimos, aprovam a atitude dos vereadores e de ambientalistas, que estão lutando para que a Fatma não forneça a licença ambiental.
A natureza deu à Corupá uma coleção prodigiosa de rios e cachoeiras e não é justo que destruam parte dessa beleza em benefício de poucos. Os empresários alegam que a Rota das Cachoeiras não será afetada, mas sabemos disso. A Cachoeira da Bruaca é que irá desaparecer, não interessa o que eles digam, pois grande parte da sua água será desviada para a usina. E há mais.

5 comentários:

  1. oii..Graças a Deus temos gente que não é comprada por politicos, pois eu sou de Corupá sou contra o projeto e hoje iremos lutar e fazer de tudo para que o mesmo nao seje aprovado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou Corupaense e moro em Joinville hoje, estou muito triste me não poder participar e defender nossa cachoeira, queria só que se algum pudesse se lembrar de um artigo, n° 225 da constituição brasileira:
    Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

    Pena que disso eles se esquecem, esta previsto na constituição nosso direito de defender e o da prefeitura acatar a vontade da população mas nessa terra aonde o dinheiro impera, qualquer preço pode ser pago para o silencio, ai tudo vale.
    Não entendo como uma Area de Preservação Permanente pode receber aval de entidades que já se colocaram a favor, e essas entidades que deveriam proteger! Enfim cabe a nós mais uma vez tentar derrubar isso, porque o destino dessa área, desse cartão portal pode ser desastroso! e uma vergonha para a cidade, por nao cuidar de seus maiores tesouros, a natureza, suas cachoeiras, mas 10milhoes no PIB e 340mil anuais em impostos sao mais chamativos! Alí a hipocrisia é levada a sério!

    ResponderExcluir
  3. Beatriz Dias Martins2 de junho de 2010 08:45

    [b][green]MOBILIZAÇÃO CONTRA PCH!“JUNTOS SOMOS MAIS FORTES”

    “O homem sem saber o que destrói, como destrói e porque destrói,
    Está destruindo o que há de mais precioso... [blue]A VIDA
    [green]Ele finge não saber que por trás das inúmeras florestas que ele destrói, há vários animais querendo viver...
    Que no ar que ele polui, há muitas aves morrendo...
    Há muitas pessoas querendo respirar...
    Há muitos peixes querendo continuar com suas especies...
    Tenho pena dos que irão nascer, pois nunca verão a figura de uma linda floresta, de um grande rio, de um ar puro …
    Para verem tudo isso talvez tenham que ir a um museu que tenham quadros, fotos, figuras que mostram o que era nosso mundo.
    Tenho pena deles, acima de tudo porque nunca verão um museu onde possam ser felizes”

    Será que restarão apenas fotos?

    Beatriz Dias Martins

    ResponderExcluir
  4. Grace Raquel Benkendorf Raasch2 de junho de 2010 20:59

    Olá, sou professora, nasci e moro em Corupá à bastante tempo. Sou totalmente contra constução de PCH aqui em Corupá. Sou a favor do progresso sem destruição.
    PCH não. "Se Deus criou, o homem não tem o direito de destruir".

    ResponderExcluir
  5. Não queremos saber se os poderosos estão a favor... Nós lutaremos até o fim! Vamos sim ser uma pedra no sapato deles! Eles não irão desistir tão fácil, porém NÓS apenas desistiremos se eles desistirem primeiro! A população ainda tem muito medo de se manifestar, isto é fato! Mas as que tiverem coragem e vontade de lutar por uma boa causa. Junte-se a nós! ;D Sou CONTRA a PCH até o fim!!

    ResponderExcluir