COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

JORNALISMO DE PRIMEIRA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/

Primeiro foi uma coluna no jornal “Folha de Corupá”, semanal, que é de propriedade do próprio colunista, o senhor Rodrigo Vilar Venturi Vieira, que eu nem conheço. No texto que ele intitulou “Luz de Vela”, usa de cansativa verborragia, apelando inclusive para a citação de escolas literárias, para me xingar porque numa de minhas crônicas eu defendia a não construção de uma pequena hidrelétrica em Corupá. Eu, particularmente, aceito que ele seja a favor da PCH. Não é por isso, absolutamente, que vou me arvorar de dono da verdade para julgá-lo e condená-lo. Ele poderia, simplesmente, colocar a sua discordância em tom elegante e educado, como faria qualquer cristão civilizado, mas preferiu a ofensa e a falta de respeito.
Decidi não dar importância, apesar de tudo, e a única resposta que dei, foi essa, numa crônica no Jornal A Notícia, em seu suplemento AN Jaraguá: Não se dá importância ao que não tem.
Mas uma ou duas semanas depois, lá volta o nosso distinto “jornalista” a me atacar, na sua coluna do seu próprio jornal. Claro, porque que outro jornal publicaria semelhante arrazoado?
Pegou um trecho da coluna, que ele não entendeu, e dá-lhe verborragia, dá-lhe insistente tentativa de demonstrar cultura diminuindo o trabalho dos outros. Sei que não sou o primeiro que ele escolhe como vítima e não estou disposto a continuar sendo o assunto de tão lido “pensador”. Que tal fazer jornalismo de verdade? Há cursos por correspondência.
Entre tantos “equívocos” do grande jornalista, dois deles que esclareço: não moro em Joinville, moro em Florianópolis. E minhas crônicas não são publicadas apenas no Jornal O Correio do Povo e no Jornal A Notícia. Publico, também, regularmente, nos jornais Notícias do Dia, de Fpolis, Jornal da Manhã, de Ponta Grossa, São José em Foco, Roraima em Foco, A Notícia do Vale, O Norte de Minas, Jornal União, de Londrina, Diário de Cuiabá, Diário de Pernambuco, Correio Bragantino, do Pará, Tribuna News, de Campo Grande, Diário da Manhã, de Goiânia, Repórter Diário, de São Paulo, Diarinho, de Itajaí, A Tribuna, de Criciuma, Diário do Iguaçu, de Chapecó, Notisul, de Tubarão, O Riosulense, Correio Lageano, O Barriga Verde, Folha do Espírito Santo, Estadão, Conexão Tocantins, O Jornal, de Alagoas, Jornal Feira Hoje, da Bahia, Jornal Grande Bahia, Gazeta de Aracaju, Correio Popular, de Rondônia, Jornal Mato Grosso Norte, O Estado Acre, Jornal Evolução, de São Bento do Sul, Jornal Bom Dia SC, Jornal Classivale de Ipatinga, Correio do Vale, de Gaspar, Diário da Serra, de Mato Grosso, Diário de Franca, Jornal Cidade de Bauru, Jornal de Uberaba, O Liberal, de Cabo Verde, Diário de Notícias, de Lisboa, O Dia, Rio e outros.
Em tempo: “Progresso desnecessário” é tudo aquilo que aparece para facilitar a vida de alguns e dar lucro para poucos, mas destrói a vida do ser humano e o meio ambiente. Coisa que quase não acontece, não é mesmo?
E sou corupaense, com orgulho, a despeito de "jornalistas" como o "famoso" colunista.

2 comentários:

  1. barbaridade!

    Abraços, amorim.

    Wanderlei Salvador
    Editor Chefe - O barriga verde
    www.obv.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pois então, Wanderlei. Como você sabe, tem dessas coisas.
    Abraço do Amorim

    ResponderExcluir