COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

O ANIVERSARIANTE JÚLIO DE QUEIROZ, ESCRITOR


         Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Conheci, há alguns anos, poucos anos, o escritor Júlio de Queiroz, por indicação da minha amiga Urda, de Blumenau, que gosta muito dele. E lamento que tenha sido há tão pouco tempo, pois ele é uma pessoa que deveríamos conhecer a vida inteira. Mas é alguém com quem é tão agradável conviver e ele cativa tanto as pessoas ao seu redor, que parece que o conhecemos há muito tempo.

Vim a conhecer Júlio por causa da literatura, arte que ele pratica com excelência. Ele é um dos escritores mais expressivos , mais importantes da nossa Santa e bela Catarina, embora não seja catarinense. Está há algumas décadas por aqui, produzindo a sua obra e encantando seus leitores e seus pares, então já está naturalizado.

Mandei, há algum tempo, a revista que publico, o Suplemento Literário A ILHA para ele e todos os imortais da Academia Catarinense de Letras e ele retornou, agradecendo e elogiando a publicação. Passamos a nos corresponder e tive o prazer de encontrá-lo na Academia, iniciando uma grande amizade.

Encontramo-nos, periodicamente – semanalmente, para dizer a verdade - para conversar. Ele nos conta, a mim e ao Jairo, sobre o making off das suas produções, por exemplo. E nós o agradecemos por partilhar sua experiência e seu conhecimento conosco.  Júlio tem uma cultura invejável e é uma delícia ouví-lo falar sobre qualquer assunto. Tem uma memória excepcional e uma história de vida fantástica, de experiências riquíssimas. Não há como não se encantar com a pessoa humana, com o escritor, com o intelectual.

Ele é poeta, acho que o maior poeta que temos por aqui. Sua poesia tem o ritmo da vida, é profunda e ao mesmo tempo tem uma leveza que nos faz querer ler mais e de novo. Seus  versos são consistentes e únicos.

Júlio também é contista, dos melhores, com peças belíssimas. Sua criatividade a toda prova tem uma originalidade indiscutível. Sua prosa é obra-prima, é leitura que dá prazer e nos ensina o que é literatura de verdade.

Júlio faz 88 anos neste dia 18 de fevereiro e eu lhe presto esta homenagem, por seu espírito jovem e seu coração menino, por ser essa criatura carismática e dinâmica que é,  sempre produzindo mais literatura de boa qualidade, sempre espalhando simpatia e generosidade por onde passa. Parabéns, Júlio, muitos anos de vida e muito mais de sua obra no futuro. Breve teremos o lançamento de mais um livro dele, para comemorarmos mais este ano de vida.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário