COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 20 de maio de 2010

CRUZ E SOUSA PARA CRIANÇAS

Comentamos, em outra crônica, o fato de que nossos leitores em formação, e até os adultos, não raro, não sabem quem foi Cruz e Sousa. Aqui mesmo em Florianópolis, berço do grande poeta, realizou-se uma pesquisa entre adultos e crianças em idade escolar para se saber o quanto conhecemos o maior poeta da terra e houve até quem respondesse que se tratava de nome de rua.
Então, numa das últimas feiras do livro eu me deparo com o livro “Cruz e Sousa – Além do horizonte da Poesia”, de Sérgio Mibielli. Um pequeno-grande livro, de quarenta e quatro páginas, feito para o público infanto-juvenil, mas que pode e deve ser lido por leitores de todas as idades. A editora é a Papa Livro, daqui mesmo de Florianópolis. O livro tem uma apresentação impecável, com ilustrações coloridas e fartas, numa linguagem clara e objetiva. O autor, dando voz à Fada Poesia, em tom coloquial, quase poético, conta a história do nosso João da Cruz e Souza, desde o seu nascimento até a sua morte, mostrando trechos da sua poesia.
Um dos poemas de Cruz e Sousa que estão no livro é “Pátria Livre”, um hino de amor à liberdade e à igualdade dos seres humanos: “Nem mais escravos e nem mais senhores! / Jesus descendo as regiões celestes, / fez das sagradas, perfumosas vestes / um sudário de luz p´ra tantas dores. // A terra toda rebentou em flores! / E onde haviam só cardos e ciprestes, / onde eram tristes solidões agrestes / brotou a vida cheia de esplendores. // Então Jesus que sempre em todo o mundo / quis ver o amor ser nobre e ser profundo, / falou depois a escravas gerações: // - Homens! A natureza é apenas uma... / Se não existe distinção alguma / por que não se hão de unir os corações?”
Como diz a narradora do livro, a Fada Poesia, “Joãozinho, meu afilhado, amava a beleza e sua alma iria transbordar poesia por toda a vida.”
Fiquei muito feliz por ver que finalmente existe uma obra que conta a história do maior poeta simbolista do Brasil de maneira cativante e atraente, para que nossos leitores em formação saibam, desde cedo, quem ele foi e sintam curiosidade de ler a sua poesia e orgulho por ele ser catarinense.

2 comentários:

  1. Amorim está aí um livro que me interessa adquirir! Sou fã de Cruz e Sousa e fico tambem muito feliz por saber que há esta obra para crianças mostrando o nosso poeta maior.
    Gostei da informação! Abraços lagunenses. Fatima

    ResponderExcluir
  2. A palavra tem potência que a faz ecoar pela eternidade, chegando ao ouvido de todos que querem ouvir, tardiamente ou não. Eu era um cara avesso à literatura, avesso à poesia. Mas encontrei o livro "Além dos Horizontes da Poesia" em um sebo, e vou conhecer o Cruz e Sousa lendo para meus filhos.

    ResponderExcluir