COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 24 de maio de 2010

A POESIA EM TERESINKA PEREIRA

Por Luiz Carlos Amorim - Escritor - Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Teresinka Pereira é poetisa. Ela é brasileira, radicada nos Estados Unidos, onde é professora no Departamento de Inglês, Comunicação e Línguas em universidade de Ohio, é presidente da IWA – International Writers and Artists association e membro da Diretoria da World Congress of Poets. Além de escritora e professora, Teresinka é grande divulgadora, em âmbito mundial, de novos poetas, qualquer que sejam as suas nacionalidades. Além das revistas e antologias onde reúne trabalhos de escritores de todo o mundo, inclusive brasileiros, já publicou livros de autores de fora dos Estados Unidos, como é o casão desse cronista, que teve “The Poet” editado por lá, pela IWA.
Voltei a ler um de seus livros de poemas, “O Relógio ou Prolongação Transparente do Espanto”, publicado nos Estados Unidos em português, e não dá para deixar de falar dele.
Em “O Relógio”, a poesia vigorosa e engajada de Teresinka nos balança e nos remete a um universo poético transcendente, revelando uma poeta experiente e madura. Ela consegue construir e manipular figuras poéticas e contrapontos magistrais, em poemas com linguagem quase telegráfica, dizendo tanto em versos poucos, carregados de emoção e sentimento.
É o fazer poético de alguém que já escreveu muito e lê mais ainda, depurando a sua produção, aguçando cada vez mais a sua argúcia e a sua sensibilidade.
A obra contida em “O Relógio” nos revela a poesia eclética e polivalente de Teresinka, que tão bem a faz romântica, social ou de protesto, de conscientização, brindando-nos com toda uma gama de lirismo e inspiração inesgotáveis.
Como em “Parece-me que os pássaros / cantam, impecáveis, para nós / suas rimas de palavras molhadas... // Esta manhã fiz as pazes / com meus fantasmas. / Se eu fosse dona da verdade / queimaria todos os sonhos!”
Depois desse livro, muito da produção da escritora já veio à tona, tanto em prosa como em poesia – ela é excelente ensaísta, escreve teatro e crônicas, também - confirmando o crescimento da sua literatura.

3 comentários:

  1. Teresinka Pereira, muito legal seu jeito lindo! Carinhoso! De escrever,sobre os escritores.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,Poeta...obrigada por apresentar-me Teresinka Pereira..bj

    ResponderExcluir
  3. Sei que é bom a gente saber que brasileiros estão representando bem a gente lá fora.
    Abraços pra Iracema e pra Dione.
    Amorim

    ResponderExcluir