COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



terça-feira, 4 de maio de 2010

PROFESSORES COM P MAIÚSCULO

Eu, a professora Mariza e seu filho e o escritor Wilson Gelbcke, na Feira do Livro.



Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://luizcarlosamorim.blogspot.com/

Andei passeando pelo blog da minha amiga e conterrânea professora Mariza Schiochet – professora com P maiúsculo – que trabalhou em sala de aula meus livros “Flecha Dourada” – infantil, “Nação Poesia” – poemas e “Aphrodite e as Cerejeiras Japonesas” –crônicas. Reputo de maior importância o trabalho da professora, não por ter estudado a minha obra com seus alunos, até porque ela trabalha com livros de outros autores, também, mas sim por que ela faz uma coisa valiosíssima para todos nós, tanto para o escritor quanto para o leitor em formação: ela semeia o gosto pela leitura, ela incentiva o hábito de ler.
E ela tem sucesso na sua empreitada. Acho que não vi, ainda, definição melhor de poesia do que a da Bárbara, que a professora colheu nos trabalhos sobre “Nação Poesia” e colou no seu blog “Mar e Brisa do Saber”, em http://marebrisadosaber.blogspot.com/ , e eu tomo a liberdade de reproduzir: "Poesia é tudo que é belo, onde existe beleza: no verso, na prosa, nas cores, nas árvores, na bondade, na terra, no amor; tudo isso é poesia". Não é completo? E há muito mais lá no blog citado acima. Há trechos dos trabalhos, cartinhas dos alunos ao meu personagem Flecha Dourada, comentários sobre as obras, fotos, etc.
Esses estudantes aplicados e receptivos e essa professora habilidosa e sábia são maravilhosos. Minha obra, pelo menos para mim, tornou-se mais importante, depois de ser lida e estudada por essa gente fabulosa.
Cada vez mais fico impressionado com os alunos da professora Mariza. Eles leram, interpretaram, fizeram atividades que eu gostaria até de incluir numa próxima edição de Flecha Dourada, pois valoriza muito a obra. E pelos comentários nos trabalhos com que me presentearam e aqueles postados aqui, vejo que eles têm consciência do mal que fizemos ao irmão índio, pois não gostaram que o final da história tivesse de ser o que foi. Eles sabem que apesar de não gostarmos, é o que acontece na realidade.
Grato, professora Mariza, muito grato por podermos ver a Literatura Catarinense ter espaço no conteúdo programático de professores de primeiro grau como a senhora. Obrigado pela educação de primeiríssima qualidade que a professora mostra que é possível praticar.
E agradeço também pelo selo que ganhei de presente. Ele está lá no alto e distribuí-lo-ei para outros blogueiros, como me recomenda a professora Mariza:
O prêmio Dardos é uma espécie de reconhecimento para o blogueiro dedicado. Segue algumas normas:
1- Exibir a imagem do selinho em seu blog.
2- Mencionar o blog da pessoa que enviou.
3- Escolher quantos blogs quiser entregar.

2 comentários:

  1. Amorim, amado!
    OBRIAGADA pela visita...Tô num ciúme só dessa foto rsrs Mariza, realmente, é uma professora com "P" M-A-Í-S-C-U-L-O. Parabéns a ambos!!!
    Beijuuss n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amorim, não faça as lágrimas escorrerem de emoção. Eu é que agradeço de conhecer um corupaense P,P,A ( Poeta, Pai e Amigo maravilhoso.) Calma... ainda falta a última parte do trabalho com direito a música.( muito dez) Posso garantir para você que no meio onde trabalho têm professsores maravilhosos e que não são valorizados.
    Quem tem um amigo poeta tem um tesouro. Abraços.

    ResponderExcluir