Por
Luiz Carlos Amorim (Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/ )
Ensinar literatura nas escolas no ensino fundamental implica
levar o aluno a ter o
prazer de ler - não significa obrigá-lo a ler. Se ali não
conseguirmos
incutir-lhes o gosto pela leitura, o problema será muito maior
quando estiverem
no ensino médio: lerão, quando muito - e por obrigação - apenas
resumos e
orelhas dos livros.
A literatura é o registro da realidade, de costumes, espaço e
tempo de um povo,
ainda que visto por ângulos diferentes e aí reside a sua
riqueza. Ela sempre
estará associada à alguma realidade: são realidades verdadeiras,
realidades
possíveis ou apenas imagináveis, dependendo do que o leitor
conseguir recriar.
Porque sabemos que a obra literária existe enquanto lida,
enquanto está sendo
recriada pelo leitor. E cada leitor pode recriá-la com nuances
diferentes,
pessoais. Essa é a característica mais marcante da literatura
ficcional. A
emoção do autor, ao produzir seu texto, não será,
necessariamente, a mesma do
leitor ao recriá-la.
Então a leitura nos provoca emoções, nos dá referência, faz-nos
refletir, pode
mudar nossa maneira de pensar e até de agir. Ela é viagem pelo
desconhecido, é
aquisição de conhecimento, é aprendizado e exercício de
criatividade, é
experiência adquirida. Isso é literatura e é isso que os nossos
leitores em
formação precisam ir buscar nas páginas de um livro. Ou de
vários. O ensino da
literatura dividindo-a em "escolas", acaba fazendo-a parecer,
para o
estudante, uma coisa velha, ultrapassada, sem utilidade
imediata. Faz a
produção literária parecer algo que é feito a partir de
receitas, como se fosse
um bolo, sem originalidade, sem criatividade.
Literatura é arte, por isso não pode ser tratada como uma
disciplina estanque,
precisa ser explorada como algo dinâmico e estimulante, que
alarga os
horizontes de quem lê, algo que vai acrescentar subsídios para o
crescimento do
leitor.
Oi como vai?
ResponderExcluirConcordo plenamente com tudo que foi dito> Trabalho incessantemente para levas meus alunos a ter o gosto pela leitura. Ontem fiz uma sondagem literária e me surpreendi. Fui a biblioteca peguei o nome do aluno e o exemplar do livro emprestado. Cheguei em casa fiz um exercício com o nome de cada aluno em especial, nele continha a imagem da capa e uma pergunta que para responde-la teria que realmente ter lido o livro. Eles não sabiam deste exercício e foram surpreendidos. Desta forma confirmei algumas suspeitas de alunos que realmente fizeram a leitura e outros não. Muito cansativo, mas procuro trabalhar fazendo sempre o melhor. Ultrapasso horas na tentativa de levar para sala de aulas coisas e formas que me ajudarão cotidianamente. Os meus alunos dizem que sou muito exigente, mas procuro fazer o melhor. Por isso trabalhar divulgando o prazer de ler é uma missão a qual precisamos vencer principalmente neste país onde muita coisa é um faz de conte, e a leitura para alguns apenas é uma obrigação e não uma diversão. Mas independente das dificuldades estarei sempre determinada a fazer a minha parte, pois a vida se faz de sonhos assim como as linhas e entrelinhas da vida.
Professora Edna Matos
Professora Edna, alguém deveria dizer aos seus alunos do privilégio que eles têm, podendo contar com uma professora como a senhora. Essa dedicação que a senhora tem para com eles fará toda a diferença na vida deles. Parabéns. Um grande abraço do Amorim
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