COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

A FEIRA DO LIVRO DE NATAL DA CAPITAL


    Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

No dia 25 de outubro, recebi convite, através do Facebook, para participar da 28ª. Feira do Livro de Florianópolis. Não respondi de imediato, porque precisava ver quais datas eu teria livre para agendar uma data e horário de lançamento no evento. Só no início de novembro, no dia 2, enviei e-mail para a Câmara Catarinense do Livro, perguntando a possibilidade de agendar um lançamento para o dia 13 de dezembro, as quinze ou dezesseis horas. Como passou-se mais de uma semana sem que obtivesse resposta, depois de duas semanas liguei para a CCL e a secretária me informou que não tinha tido condições de agendar ninguém, porque estavam com problemas quanto ao espaço da feria, no Largo da Alfândega, com a Prefeitura.

Comunicou-me ela que o espaço a ser cedido para a feira seria menor, pois a prefeitura não queria invadir o espaço dos feirantes e comunicaria assim que tivesse uma definição. Achei estranho, pois duas vezes por ano a feira é realizada no mesmo espaço e os feirantes são realocados para a praça ao lado, mas aguardei, pensando cá com meus botões que a Câmara já tem tanta dificuldade para realizar a feira do livro, agora teria mais um, que seria a diminuição do espaço.

Ontem, dia 26, falei de novo com a secretária da CCL e ela me confirmou  que, realmente, o espaço para a feira havia diminuído e que não haveria palco, nem espaço para lançamento de livros, nem espaço para os escritores locais. A feira seria só os estandes das livrarias. É um retrocesso, mas se a secretária está informando, é porque deve ser isso mesmo.

A Feira do Livro de Florianópolis vem diminuindo a cada ano, por falta de apoio tanto do Estado quanto do município. O evento vem sofrendo um processo de esvaziamento e, a continuar assim, no próximo ano não teremos feira do livro na capital.

Vou tentar fazer o lançamento do meu novo livro de contos de Natal no estande de uma editora, pois quero ver como é que fica a feira neste final de ano.

Um comentário:

  1. Bom dia!

    Não se preocupe, onde fizer o lançamento do livro será um sucesso. Parabéns por este belíssimo trabalho.
    Ontem levei 7 aluna na 1a visita do projeto Histórias Viajantes e foi um sucesso. Estivemos na casa do menor e na creche, lugar que acolhe 52 crianças. Levei uma contadora de histórias, falamos sobre a importância do livro e da leitura e ainda distribuímos catas que outros alunos meus haviam escritos. Adorei sair da sala de aula e ir ao encontro de crianças para divulgar a leitura. Não tinha ideia da maravilha que foi. Próxima semana iremos na casa de apoio ao tratamento de câncer. Ah! o meu e-mail é: ednaelo@bol.com.br, se precisar use-o.

    Até mais !
    Edna Matos

    ResponderExcluir