COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 8 de novembro de 2013

ENCONTRO DE ESCRITORES EM JOINVILLE

      Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br
 
Depois de mais de vinte anos da realização de um encontro de escritores catarinenses em Joinville, um novo encontro acontece neste dia 9 de outubro na cidade da dança e das flores. Em 18 de outubro de 1991, o Grupo Literário A ILHA promoveu em Joinville o Encontro do Escritor Catarinense, reunindo escritores de vários pontos do Estado, como Blumenau, Florianópolis, São Francisco do Sul, etc. Antes ainda, em 27 de novembro de 1981, o mesmo Grupo Literário A ILHA, ainda com sede em São Francisco, onde foi fundado, realizava o seu primeiro encontro de escritores, possibilitando o congraçamento de autores da ilha, de Joinville e de Florianópolis, como Silveira de Souza, Glauco R. Correa, Pinheiro Neto e outros.
Depois que o Grupo A ILHA mudou sua sede para Florianópolis, no final do século passado, a literatura perdeu um pouco da sua força em Joinville, apesar do aparecimento de outros grupos. Com o aparecimento, nesta nova década, da Confraria das Letras, a literatura passou a ser cultivada com mais dinamismo e arrojo e recuperou o seu status. Os escritores da região se uniram, novamente, e a sua literatura ganha cada vez mais força.
O 1º Encontro Catarinense de Escritores da Confraria das Letras de Joinville reunirá mais de uma centena de escritores da região, além de escritores que virão de outras cidades do Estado. E contará, também, com a presença de Gilberto Mendonça Teles, escritor de renome nacional, para uma palestra que, certamente, agradará escritores e leitores.
Eu fui convidado para participar deste grande evento literário, mas infelizmente não poderei comparecer, por motivo de força maior. Mas estarei bem representado, pois outros escritores do Grupo Literário A ILHA também foram convidados e estarão participando de mesa de debates, como Urda Alice Klueger e Júlio de Queiroz. Ela, a grande romancista catarinense e ele, o grande poeta da capital, além de grande contista.
Jonville estava precisando de um evento literário dessa magnitude. Parabéns à Confraria das Letras, que chegou para dar vez e voz ao escritor não só da Grande Joinville, mas aos escritores de toda Santa Catarina. Escritores organizados, literatura cada vez mais forte e melhor e mais leitores conquistados. E o objetivo maior é o incentivo à leitura, o acesso à leitura, o hábito da leitura.

3 comentários:

  1. Esse é meu amigo Luiz Carlos Amorim, sempre na luta para fazer valer a existência de um mundo melhor. Eu o admiro e aplaudo. Bjos Amorim
    Hellen Pozagi Debyn - Genebra - Suiça

    ResponderExcluir
  2. Sentimos a sua falta.
    Mariza Schiochet

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Luiz Carlos Amorim! meu coração está lá! Abraço.
    Karine Alves Ribeiro

    ResponderExcluir