COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quarta-feira, 6 de novembro de 2013

UM NOVO ROMANCE DE APOLÔNIA




    Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Apolônia Gastaldi é uma das escritoras catarinenses que mais produz, atualmente. Chega,agora, ao vigésimo livro publicado, além de outros inéditos, que em breve estarão também impressos. Só este ano, ela já publicou os romances “Menina dos Olhos Verdes” e “Sombras do Crime”.

A mais recente obra publicada é “Sombras do crime”, romance ambientado no interior, cenário para as desventuras do protagonista, Fausto. O clima de violência, inusitado no cenário pacato e tranquilo do campo, evidencia a culpa do vilão da história. Escorraçado, ele dá uma guinada na sua vida, com muito esforço e abnegação. É preciso ler o romance de Apolônia para saber qual é o destino do personagem.

Já em “Menina dos Olhos Verdes”, Apolônia abandonara o enredo tradicional e assumiu a prerrogativa de que nem sempre o autor é obrigado a fazer seus personagens sofrerem até chegar a um final feliz. Nesse novo romance, ela dá uma virada total na vida do protagonista.

Quando o leitor acha que a trama está indo por um caminho, tudo muda e ele é surpreendido com novo destino das personagens.  Apolônia é um ótima contadora de histórias e o fato de usar um tom coloquial, com vocabulário bem aproximado do que seria a realidade das personagens, naquele espaço e naquele tempo, faz com que o seu romance tenha certa verossimilhança, apesar do toque de fantástico-maravilhoso.

Apolônia é uma operária das letras e sua disposição para o trabalho é infinita. Ela já é autora de clássicos da literatura catarinense, como “Barra do Cocho”, e muito mais ainda deve vir por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário