COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



terça-feira, 6 de outubro de 2009

ESCRITORES DE SC NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br )

A organização da Feira do Livro de Porto Alegre, em correspondência dirigida às autoridades governamentais catarinenses no início deste ano, pergunta se Santa Catarina aceita ser o Estado homenageado na sua edição de 2009. Deram um prazo para a anuência, mas a correspondência não foi respondida em tempo hábil. Se não fosse uma crônica de Amílcar Neves, publicada no Diário Catarinense do dia 20 de maio deste ano, denunciando o descaso, o convite não seria aceito. Uma vez publicada a crônica, as “autoridades” da cultura oficial se dignaram aceitar o convite, por telefone, naquele mesmo dia.
Mas nada foi repassado à Câmara do Livro Catarinense, nem a nenhum escritor. No mês de setembro, finalmente, os grandes jornais do estado publicaram matéria sobre o assunto, divulgando os nomes de escritores catarinenses que comporão a comitiva que a Fundação Catarinense de Cultura levará à feira gaúcha, representando as letras do Estado.
Pelo menos o convite não foi esquecido mais uma vez e o Estado vai honrar a homenagem que lhe é feita. São dezesseis escritores nomeados. Um deles é o cronista que denunciou a falta de resposta do Estado ao convite, Amilcar Neves. Ele mereceu. E há outros nomes importantes, como Eliane Debus e Silveira de Souza, por exemplo. E escritores novos, como Clotilde Zingali. No entanto, não se sabe que critério foi usado para a escolha dos nomes que o Estado levará ao Rio Grande do Sul. Muitos nomes importantes, autores consagrados que levam a literatura catarinense além fronteiras, não foram convidados.
Os jornais publicaram, também, a nominata da equipe de intelectuais que definiu os escritores que comporiam a comitiva que vai representar as letras catarinenses no Rio Grande do Sul. Interessante que quase todos os nomes que compõe a comissão que escolheu os escritores também faz parte da comitiva que viajará, com exceção de Jayro Schmidt e Lauro Junkes. Os outros integrantes da comissão de “selecionadores”, Fábio Brugemann, Dennis Radunz, Marco Vasquez, Péricles Prade e Tânia Piacentini são da comissão de seleção e também são nomes da comitiva, selecionados para ir à Feira do Livro de Porto Alegre. Não é interessante?
Como bem disse uma das mais importantes escritores de Santa Catarina, Urda Alice Klueger, “Tem gente que está na lista e que, pelas minhas contas, absolutamente não representa a literatura catarinense, mas sim os fechadíssimos círculos do poder político (leia-se: o poder que traz vantagens econômicas para algumas pessoas) - quem decide que tais pessoas são os representantes literários de Santa Catarina? Queria muito entender algumas coisas!”
Pegou muito mal a Fundação Catarinense de Cultura formar uma comissão para a escolha de quem ia participar da Feira em Porto Alegre e deixar que eles escolhessem os próprios nomes. Esse era um dos critérios para seleção? Legislar em causa própria? Puxar a brasa para a própria sardinha? Isso depõe, inclusive, contra a escolha dos outros nomes, pois a comissão selecionadora coloca, assim, dúvidas quanto à imparcialidade e lisura que deveria ter.
Seria de bom tom que a FCC revelasse o critério usado para a escolha. Por uma questão de esclarecimento, de transparência, porque afinal de contas, nisso está envolvido também o dinheiro público.

4 comentários:

  1. EHAHAHAHAUAUAHHHHHHuuuuaaaahhhUUUAAAUAh
    Nota DEZ AMORIM!
    Adorei esta crônica. Vi no jornal a lista dos catarinenses que vão pra feira. Notei que há gente de qualidade, que merece, e fará bela figura representando Santa Catarina.
    Mas... critério? Que critério cara pálida?
    A coisa tá feia, caro escritor!
    Estamos vivendo a IDADE do COMPADRIO!
    Mas o bom é que há quem bote a boca no trombone.
    Parabéns!Abraços lagunenses! Fatima.
    P.S.: Enquanto isso tô fazendo as malas pra ir ao XVI AÇOR, que este ano será em Palhoça.
    Parabéns pro NEA/UFSC que reacende as nossas memórias culturais!

    ResponderExcluir
  2. É, Amorim, pois é! Eu já lancei livro na feira do livro de Porto Alegre, e foi muito legal. Eu queria entender quem é que decide, aqui em Santa Catarina, quem pode ou não ir para a feira de Porto Alegre - ainda bem que escolheram a Eliane Debus, o Silveira de Souza, o Amilcar Neves... Tem gente que está na lista e que, pelas minhas contas, absolutamente não representa a literatura catarinense, mas sim os fechadíssimos círculos do poder político (leia-se: o poder que traz vantagens econômicas para algumas pessoas) - quem decide que tais pessoas são os representantes literários de Santa Catarina?
    Queria muito entender algumas coisas!
    Abraço,
    Urda

    ResponderExcluir
  3. É uma pena que apenas uma "seleta" equipe está indo para essa feira. Temos escritores em todo o estado de Santa Catarina. Porque não colocaram 1 cada região? Lancei meu livro em Porto Alegre na 53ª Feira e participei do Poetas Pela Paz e Justiça Social e tb do projeto 24 horas de Poesia pela Editora Alcance. A feira é algo maravilhoso, fiquei encantada. Em SC deveriamos ter uma grande feira também, mas dando oportunidade para que todos os escritores catarinenses possam participar e divulgar seus trabalhos. Ana Mello - Criciuma SC

    ResponderExcluir