COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

CHEGOU O INVERNO NO MEU JARDIM

   Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br 

Meu pé de jacatirão (ou manacá-da-serra, que é como se chama essa variedade de inverno) começou a  florescer. Atrasado, em relação aos outros, mas está florindo lindamente. É que os outros tantos pés de jacatirão, por aí, já começaram a florir há mais de mês, por conta da desorientação das estações, que não estão muito fiéis aos seus tempos, chegando antes, chegando depois, às vezes quase não chegando. Mas o importante é que meu pé de jacatirão-manacá floriu, pois no ano passado, por causa do verão muito forte, os botões nem conseguiram abrir. Então eu o podei e ele está lindão.
Com o desequilíbrio climático, quase nada floresce no tempo certo e o manacá-da-serra, o nosso belíssimo jacatirão de jardim adiantou-se bastante e chegou antes do inverno. Só o meu, parece, está florescendo no tempo correto.
As primeiras duas ou três flores que desabrocharam, com suas pétalas brancas, me deixaram muito feliz, pois é como se a primavera visitasse meu jardim, em pleno inverno. E as pétalas foram ficando mais vermelhas, a cada dia, e novas brancas foram aparecendo, para passarem por um degradé e ficarem quase da cor do vinho.
Este ano não plantei amor-perfeito e petúnias, por isso meu jardim estava um pouco triste. Mas, por outro lado, já estou colhendo morangos, tenho bastante manjericão para temperar peixe e fazer molho pesto e defumar anchovas e tenho, também, hortelã, cana-limão, sálvia, guaco e alecrim, para fazer chá e enfrentar a gripe que vem por causa do frio e salsinha, cebolinha, os temperinhos verdes que não podem faltar. Além de alguns pés de hibisco.
E ainda há tempo para plantar os amores-perfeitos e petúnias, para fazerem companhia aos jacatirões floridos e assim deixar mais colorida e feliz a minha casa. Dos dois pés de funcionárias que lá existiam, um ainda insiste em florescer. O outro, os mesmos bichos que comem minhas folhas de couve comeram ele todo, deixando só a raiz.
Mas nem ligo, porque meus jacatirões floresceram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário