COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 30 de setembro de 2013

GRAMATICOFORME: CRIATIVA E ARTÍSTICA



Temos novidade no mundo editorial do norte catarinense. Está sendo publicada a Gramáticoforme - Gramática Ilustrada, idealizada e realizada por Filipi Amorim, com o apoio do Fundo Municipal de Cultura e da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, através de edital de cultura.

Uma nova visão sobre alguns dos principais elementos que compõe a gramática da língua portuguesa, criativa e artística, pois uma ilustração apresenta a palavra focalizada, mostrando como ela está sendo vista e imaginada pelo autor sem, no entanto, se afastar muito das suas características verdadeiras.

“Gramáticoforme” é uma gramática singular, que dá caráter de indivíduo à palavra: ela passa a ter personalidade, uma apresentação física e também pode apresentar qualidades e defeitos. Diferente do conceito de palavras como conhecemos até agora, ou seja:instrumento para tornar possível a comunicação entre os seres humanos.

Isso pode significar que temos um modo divertido e original para introduzir o ensino da gramática tradicional, pois a apresentação inusitada dos vocábulos, com certeza, irá despertar a curiosidade nos estudantes, diferentes de tudo o que eles já possam ter visto ou ouvido.

Sobre o seu trabalho o próprio autor, Filipi Amorim, esclarece: “Nessa gramática, os nomes das ordens, ou conceitos, são observados de uma forma bruta, inicialmente apenas pela sua característica visual (forma dos símbolos gráficos) e fonética (som no ato da pronúncia). Isso é o que incita a imagem de cada uma. Ao final, elabora-se uma descrição textual que trata, à primeira vista redundantemente, da própria imagem, porém exaltando o conceito, ideia, fenômeno linguístico ou regra a que se refere. Neste ponto, cria-se uma zona de convergência entre a ilustração e o conceito gramatical de mesmo nome.”

O trabalho artístico e didático integra a imagem ao texto e os dois se completam. Uma iniciativa inovadora na nossa literatura, que pode não só agradar aos leitores em geral, como pode tornar mais atraente o aprendizado da nossa gramática.

2 comentários:

  1. Oi bom dia!

    Gostei muito desta ideia e deste novo conceito para trabalhar com a tão temida gramática.

    Outro dia passei no seu email meu endereço, mas como não tenho certeza se recebeu, estou postando aqui mesmo. Hoje vou entregar as cartas de solicitação aos alunos junto com um bilhete aos pais, para saírem às ruas para divulgar a campanha do projeto Histórias Viajantes, com o objetivo de arrecadar muitos livros. Escrevi a várias editoras e nenhuma me retornou, mas desistir jamais.

    Meus dados. Edna Cristina Matos de Melo. Rua: Paulo Ferreira da Silva, 60 Bairro: Santa Rosa Divinópolis MG CEP 35500497

    Até mais e tenha um ótimo dia!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandei alguns livros no final da semana passada. Vou ver se tenho mais alguns para enviar, ok?
      Um grande abraço do Amorim

      Excluir