COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

O DESEMPENHO DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Eu estava querendo falar dos exames que o governo faz com estudantes do ensino fundamental e de segundo grau para avaliar as escolas – na verdade avaliar a quantas anda a educação no Brasil – mas agora que saiu o resultado do Enem, vou mudar um pouco o foco.
A minha intenção, quando saiu o resultado, há pouco tempo, também, do exame dos alunos de primeiro grau, era comentar sobre as escolas municipais que assistem crianças dos primeiros anos do ensino fundamental, como a Hans Dieter Schmidt, de Joinville, que foi bem avaliada no último exame. Essa escola, como outras daquele município, sempre foram muito boas. Sei disso porque minhas filhas estudaram até o pré, na Hans Dieter, e tiveram um aproveitamento excelente. As professoras sempre foram muito dedicadas e competentes, apesar de não ganharem salários dos melhores. Aliás, quando fiz a faculdade, também via minhas colegas se dedicarem ao máximo, mesmo enquanto estudavam, para dar o máximo aos seus alunos.
Então saiu o resultado do Enem e as notas denunciaram, de novo, o baixo nível das escolas públicas, principalmente as estaduais. E este é o resultado natural, quando nossos governantes não investem na educação, assim como também não investem na saúde, nem na segurança. E então aparecem pedagogos, “educadores”, diretores disto e daquilo, dando desculpas esfarrapadas para as baixas notas das escolas públicas: “as escolas particulares tem melhores notas porque focam no vestibular.” Ora, as escolas têm que focar no ensino de boa qualidade, na educação. “Os alunos das escolas públicas são pobres, por isso não aprendem como os alunos das escolas particulares, que são de famílias com melhor poder aquisitivo.” Também não é desculpa, pois a escola deve priorizar o aprendizado do aluno, não a sua classe social.
A verdade é que os estados e municípios, os nossos governantes precisam pagar melhor nossos professores, para que eles não precisem dar aulas em duas ou três escolas e, por causa disso, não desempenhar bem a sua profissão em nenhuma delas. Prefessor é uma profissão essencial, que deve ser bem remunerada, porque prepara os adultos que vão estar à frente dos destinos de nosso país amanhã. Por isso devem ser qualificados e capacitados, e devem ser bem pagos para exercitarem seu papel de educadores com a maior eficiência.
Tenho visto o resultado do trabalho de professoras como Luciane S. Dalagnoli, da Escola Básica Plácido Xavier Vieira e de Marisa Schiochet, da Escola de Educação Básica Dr. Jorge Lacerda e do CAIC Professor Mariano Costa. Então sei o que a dedicação, a criatividade e a determinação podem fazer com essa nossa juventude que está florescendo, sei a educação de qualidade que pode ser exercitada, embora essas professoras não ganhem o que merecem.
Então não me venham dar desculpas bobas para o mau desempenho dos estudantes. O MEC andou mudando o sistema de alfabetização, por exemplo, na década passada, saindo de um sistema que sempre funcionou para um que até hoje é duvidoso. Há criança no terceiro, no quarto ano que ainda não sabe ler e escrever. Ao invés de dar subsídio ao professor para melhorar a educação, complica ainda mais. Ao invés de capacitar os professores, muda o sistema para colocar mais obstáculos para que se cheque a um bom resultado.
O Brasil precisa cuidar melhor da educação. Nossa educação está cada vez pior, mas não é culpa dos professores. Tínhamos esperança que a atenção para a educação melhoraria com o seu Lula, mas não foi o que aconteceu. Precisamos exigir de nossos políticos mais ações e mais investimentos no sentido de estudar com mais carinho nosso sistema de ensino e a forma de pagar nossos professores.

3 comentários:

  1. Amorim, Obrigada você escreveu o que nós professores sentimos. Fizemos a nossa parte é onde está o parte do governo???? Abraços e beijos para todos, Feliz Dia do Amigo, meu irmão do coração.

    ResponderExcluir
  2. Que bom termos pessoas como você...adorei o artigo, adorei seu blog...

    reginadecoupage.blogspot.com

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Oii noos mtoo boom msm ....
    Estoou precisando fazeer um trabalho na escoola , posso pegar alguns pedaçços da sua cronica ?

    Obriigado pela atençao .
    Karool

    ResponderExcluir