COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 8 de julho de 2010

A VOZ DO BRASIL

Por Luiz Carlos Amorim – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Alguém já ouviu ou ouviu falar da Voz do Brasil? É um radiojornal com notícias dos Poderes Executivo e Judiciário, do Senado e da Câmara e do TCU – Tribunal de Contas da União. É o mais antigo programa de rádio brasileiro, iniciado em 1938 como “Hora do Brasil”. Em 1971, o governo Médici mudou seu nome para “A Voz do Brasil”. A transmissão dele foi obrigatória, para todas as emissoras de rádio, as 19 horas, horário de Brasília.
Ultimamente, algumas emissoras brasileiras têm questionado o horário de transmissão do programa e entrado com ações para conseguir liminar autorizando a apresentação em horário diferente do horário nobre. Algumas conseguiram e apresentam-no de madrugada.
Ontem foi aprovado, pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, a flexibilização do horário de exibição da Voz do Brasil. Pelo novo projeto, o programa poderá ser transmitido das 19 as 23 horas. O projeto seguirá para a Comissão de Educação e se aprovado, para o plenário do Senado e Câmara dos Deputados.
Assim o rádio brasileiro não terá mais a obrigatoriedade de apresentar o programa oficial as 19 horas, tendo a opção de escolher outro espaço até as 23 horas.
O que muita gente desejava, na verdade, é que a flexibilização chegasse ao ponto de dar a opção de apresentar no horário que cada emissora achasse melhor – ou que não atrapalhasse a sua programação – ou que nem precisasse incluí-lo em sua grade.
No entanto, apesar de muita gente torcer o nariz para a Voz do Brasil, tachando o programa de chato, enfadonho e tendencioso, pois é um canal do poder, a verdade é que algumas notícias que não são veiculadas em jornais impressos, telejornais, etc., são publicadas nele. Algumas vezes notícias importantes, de interesse para todos nós, só são apresentadas na Voz do Brasil. Justamente porque, presume-se, não são ouvidas por ninguém.
Algumas pessoas ouvem, sim, A Voz do Brasil. Eu confesso que raramente ouço, a não ser quando estou em algum lugar onde o rádio está ligado depois das 19 horas. Mas deveríamos ouvir.

Um comentário: