COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



terça-feira, 18 de junho de 2013

POETA OU ESCRITOR?


Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br


Escritor é aquele que escreveu pelo menos uma obra de qualquer gênero, desde a literária até a científica. Há quem diga que é preciso que a obra precisa estar publicada. Até pouco tempo atrás, dir-se-ia publicada em livro, mas hoje há outras mídias, há a internet, o e-book, então...

Escrever é um ato solitário, mas é natural, para alguns, o escritor tentar se aproximar de outros escritores. Além das academias literárias e dos grupos e associações literários, existe a amizade entre alguns escritores, que aproveitam a proximidade para trocar impressões sobre a obra de um e de outro, trocar conselhos, sugestões, um intercâmbio salutar para as suas produções.

O interessante disso tudo é que a gente percebe, às vezes e em alguns lugares, uma certa rivalidade entre os poetas e os prosadores. Frise-se, aqui, que poetas e prosadores são escritores, todos. Independente do gênero que praticam. Só que, não raro, um escritor pode enveredar por vários gêneros. Pode produzir poesia e pode produzir, também, algum outro gênero literário dentro da prosa, como conto, crônica ou romance.

E então pode acontecer de um grupo de escritores que só pratica a poesia, não admitir em seu rol algum escritor que pratica só a prosa. Ou vice-versa, um grupo de praticantes de gêneros de prosa achar que não devem admitir um adepto da poesia.

Já fomos testemunha desse tipo de situação e achamos singular, para não dizer lamentável. Já ouvimos até coisas do tipo: “você não é poeta, você é escritor”. E o contrário também: “Você não é escritor, você é poeta”.

Chamamos mais uma vez a atenção para um detalhe importante: independentemente do gênero praticado, todos são escritores. Seja o gênero escolhido crônica, poesia, conto, romance, ensaio, etc., quem os escreve é escritor.

Então não há como fazer diferença, querer separar quem escreve poesia e quem escreve prosa. Temos, sim, é que nos apoiar. Somos nós, os escritores, que mais falamos de literatura. Então, é importante que nos unamos a nossos pares, pois eles poderão divulgar a nossa obra e cada um de nós poderá fazer o mesmo em relação aos colegas.

Não importa de que gênero seja a nossa lavra. Se escrevemos, somos escritores e temos que divulgar a literatura como um todo, para promover o incentivo pela leitura e valorizar as letras brasileiras.

3 comentários:

  1. Oi, boa tarde!

    Acabei de chegar de um curso da secretaria de educação de Divinópolis MG, onde acabaram de falar do escritor e da leitura em sala de aula, leitura com os alunos, leitura incentivada e amada por muitos. Assim, liguei o computador e li a crônica do dia, como faço todos os dias, embora nem sempre manifeste. Mas quero que saiba que amo a leitura e leio muitos livros para levar à sala de aula. E adorei quando você disse:Não importa de que gênero seja a nossa lavra. "Se escrevemos, somos escritores e temos que divulgar a literatura como um todo, para promover o incentivo pela leitura e valorizar as letras brasileiras". Também no curso tive a oportunidade de falar das crônicas e divulgar seu blog, pois muitos não o conheciam. Mas foi e sempre será uma gentileza prestigiar a boa literatura. Continue sua missão letra por letra, palavra por palavra e nunca desista, pelo contrário, faça do ato de escrever um ato sagrado, com o poder de encantar as nós leitores.
    Até mais, fique com DEUS. Hoje e sempre!!!!!!

    Professora Edna Matos de MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Edna, fico honrado e feliz pela divulgação que a senhora faz do meu blog. Não lembro se já lhe pedi, mas gostaria que mandasse seu endereço para eu lhe enviar alguns livros para compartilhar com seus alunos. Meu e-mail é lc.amorim@ig.com.br
      Um grande abraço do Amorim

      Excluir
    2. Meu endereço é: Rua Paulo Ferreira da Silva Nº 60, Bairro: Santa Rosa - Cidade: Divinópolis MG, CEP: 35500-497
      Meu nome completo é: Edna Cristina Matos de Melo

      Excluir