COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sábado, 12 de outubro de 2013

A CRIANÇA E O FUTURO



Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

E chegou a primavera, veio outubro e está aí o Dia da Criança. Primavera, tempo de renovação, de vida que desabrocha, de esperança de tempos melhores. Isso tudo não e sinônimo de criança? A criança é a única esperança de que o ser humano tem de ser melhor, ter uma vida com menos violência, com mais saúde, educação e meio ambiente preservado, de aprendermos a cuidar melhor da natureza, para que haja um futuro.

O mundo precisa de muitos e muitos meninos para ensinarem aos homens a salvar a natureza... Se os adultos de hoje souberem cuidar de nossos meninos e meninas, proporcionando uma educação decente e uma vida digna, com bons exemplos - nada a ver com o que vemos, hoje, em nossa sociedade, na política, na justiça, etc. - as nossas crianças terão perspectiva de poder lutar por um mundo melhor amanhã. Mas temos que começar agora.
Não queria dar brinquedos de presente, apenas, para as crianças, no seu dia. Queria poder dar, para as crianças de hoje e de amanhã, rios vivos, limpos e claros, ar puro, alimento sem contaminação de agrotóxicos e produtos químicos, estações definidas, climas amenos, natureza preservada.
No entanto, não posso evitar que nossas crianças vejam desastres ecológicos por desrespeito à natureza, violência e falta de moral, falta de humanidade e de consciência, decorrentes da ganância e da miséria.
Os adultos, todos, até os donos do poder - principalmente eles, talvez - deviam ser mais crianças, para serem mais honestos, mais humanos, mais sinceros. E quanto às crianças, se eu pudesse dar-lhes um conselho, pediria que crescessem, sim, mas que não se transformassem em "gente grande": que sejam apenas GENTE. E que nunca, jamais, deixassem morrer a criança dentro de seus corações, seja qual for a idade que tenham.
Pois é da criança que emana a vida, alento, felicidade, poesia. É isto que brota de mãos pequeninas e faísca dos olhos de luz de pequeninos seres que chegam a este mundo que temos o dever de tornar melhor, para que eles tenham um futuro mais promissor que o nosso.
Pequeno grande mundo que pode ser mais feliz, pois enquanto houver criança, teremos a certeza de que Deus ainda tem esperança no ser humano...


 (Crônica publicada hoje no jornal A Notícia, de Joinville)

Um comentário:

  1. Bom dia!

    1º comentário: Sobre a crônica nossas crianças


    Não podia deixar de comentar sobre esta belíssima crônica. Fiquei maravilhada com tanto respeito e amor. Em relação a esse dia, não posso falar o mesmo, pois vivo-o com muita melancolia, tristeza e saudade. Saudade de quem não está mais aqui, saudade de dar um abraço, saudade de todos os momentos que foram especiais, cada um vivido com muita intensidade. Essa saudade tem nome lindos "ANA LUISA e ALINE". Vieram, deixaram tanto amor, me ensinaram a ser uma pessoa melhor e partiram para brilhar e encantar o céu. A elas, por elas, todos os dias, o meu amor sempre será eterno.

    2º comentário: Sobre a crônica "Ler para as crianças"

    Linda, pois acredito muito na leitura, ela têm o poder de mudar o mundo, o pensamento e a vida das pessoas. Não é por acaso que vivo esta batalha diariamente de difundir o gosto de ler e sempre continuarei a fazer isto. Engraçado, tenho um aluno que se chama Sérgio, e quando eu o conheci, detestava ler e chegava na sala sempre com os livros mais grossos da biblioteca e incansavelmente indicava livros de acordo com a faixa etária, mandava-o ir de volta à biblioteca e trocar o livro, este saía resmungando, mas fingia que nem ouvia. Com o passar do tempo ele começou a demonstrar entusiasmo pela leitura e hoje quando entro na sala, lá está o Sérgio com o livro aberto debaixo da carteira. E aí eu falo: __ Sérgio, guarde o livro que temos que fazer correções e continuar a matéria. E ele diz: __ Ah! Professora, está tão boa a história que não consigo parar de ler. Então, experiências assim, constitui-se um e elixir para continuarmos com este trabalho, é mágico ver o brilho de satisfação que esse aluno alcançou através da leitura.

    3º comentário: Ontem levei todos os livros que você doou para o projeto, e os meninos ficaram muito felizes e li também seu comentário e eles falaram, professora já que ele falou pra você pedir que mandasse mais livro, faça isto, pois ficamos encantados com tanta gentileza. E mais uma vez te peço se puder mandar outros livros, ficaremos felizes. O projeto está em andamento e já arrecadamos mais de 200, mas a meta é ultrapassar 1000 exemplares. Contamos como sempre com sua ajuda. DEUS lhe pague.

    Professora: Edna Cristina Matos de Melo
    Rua Paulo Ferreira da Silva nº 60, Santa Rosa
    Divinópolis MG
    CEP 35.500.497

    ResponderExcluir