COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



terça-feira, 15 de outubro de 2013

DIA DO PROFESSOR É TODO DIA


Por Luiz Carlos Amorim - Escritor - Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br  


Dia 15 de outubro foi o Dia do Professor, aquela pessoa que educa, transmite conhecimento para que nós, seres humanos, nos tornemos pessoas produtivas e capazes, pessoas inteligentes e honestas, para que saibamos cuidar da Natureza e do meio ambiente e assim podermos ter uma perspectiva de futuro.

Quero parabenizar os professores de todo o Brasil, principalmente aqueles abnegados, completamente dedicados ao magistério, como alguns que conheço e dos quais tenho orgulho de poder dizer que são meus amigos.

Então rendo minha humilde homenagem a esses profissionais, notadamente aqueles do primeiro grau, aqueles que ensinam a ler e a escrever nos primeiros anos da escola, pois eles dão a base que o cidadão vai precisar para sermos bem sucedidos no segundo grau, na universidade, na vida. Apesar dos donos do poder, que a cada dia comprometem mais a educação brasileira, fazendo modificações que só empobrecem o nosso sistema de ensino, além da falta de reconhecimento ao corpo docente da escola pública.
Rendo minha homenagem àquele que forma o adulto de amanhã - com a ajuda da família, que já deveria ter começado e dado um bom encaminhamento na educação das suas crianças - mas não ganha um salário condizente com a sua missão e com a sua dedicação. Não só na escola pública, como na particular também.
Professor, aquela criatura abnegada e totalmente devotada ao ensino, que na maioria das vezes estuda muito, fazendo um curso superior como Letras, Pedagogia, História, Geografia, Matemática, Educação Física, etc. e que quer transmitir conhecimento para as novas gerações, contribuir para que a educação seja melhor e o futuro das novas gerações também, apesar de nossos governantes.

Que esses profissionais sejam reconhecidos e melhor remunerados, valorizados, para que possam melhorar a nossa educação que anda tão relegada a último plano pelos donos do poder, que fazem questão de que o ensino público seja ruim, pois é mais fácil dominar um povo sem cultura. Parabéns e obrigado pelo seu trabalho, professores.

Um comentário:

  1. BOM DIA! 1º comentário: Sobre a crônica nossas crianças


    Não podia deixar de comentar sobre esta belíssima crônica. Fiquei maravilhada com tanto respeito e amor. Em relação a esse dia, não posso falar o mesmo, pois vivo-o com muita melancolia, tristeza e saudade. Saudade de quem não está mais aqui, saudade de dar um abraço, saudade de todos os momentos que foram especiais, cada um vivido com muita intensidade. Essa saudade tem nome lindos "ANA LUISA e ALINE". Vieram, deixaram tanto amor, me ensinaram a ser uma pessoa melhor e partiram para brilhar e encantar o céu. A elas, por elas, todos os dias, o meu amor sempre será eterno.

    2º comentário: Sobre a crônica "Ler para as crianças"

    Linda, pois acredito muito na leitura, ela têm o poder de mudar o mundo, o pensamento e a vida das pessoas. Não é por acaso que vivo esta batalha diariamente de difundir o gosto de ler e sempre continuarei a fazer isto. Engraçado, tenho um aluno que se chama Sérgio, e quando eu o conheci, detestava ler e chegava na sala sempre com os livros mais grossos da biblioteca e incansavelmente indicava livros de acordo com a faixa etária, mandava-o ir de volta à biblioteca e trocar o livro, este saía resmungando, mas fingia que nem ouvia. Com o passar do tempo ele começou a demonstrar entusiasmo pela leitura e hoje quando entro na sala, lá está o Sérgio com o livro aberto debaixo da carteira. E aí eu falo: __ Sérgio, guarde o livro que temos que fazer correções e continuar a matéria. E ele diz: __ Ah! Professora, está tão boa a história que não consigo parar de ler. Então, experiências assim, constitui-se um e elixir para continuarmos com este trabalho, é mágico ver o brilho de satisfação que esse aluno alcançou através da leitura.

    3º comentário: Ontem levei todos os livros que você doou para o projeto, e os meninos ficaram muito felizes e li também seu comentário e eles falaram, professora já que ele falou pra você pedir que mandasse mais livro, faça isto, pois ficamos encantados com tanta gentileza. E mais uma vez te peço se puder mandar outros livros, ficaremos felizes. O projeto está em andamento e já arrecadamos mais de 200, mas a meta é ultrapassar 1000 exemplares. Contamos como sempre com sua ajuda. DEUS lhe pague.

    4ºcomentário: Parabéns pelo seu dia, continue enaltecendo a nossa vida brincando com as palavras!!!!!!

    5º comentário: Obrigada pelo reconhecimento do professor. Essa crônica linda nos impulsiona a continuar nossa missão.

    Professora: Edna Cristina Matos de Melo
    Rua Paulo Ferreira da Silva nº 60, Santa Rosa
    Divinópolis MG
    CEP 35.500.497

    ResponderExcluir