COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

BARCOS DE LIVROS

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/  


Recentemente vi uma notícia sobre um barco antigo, construído em 1920 para o transporte de carvão, que se transformou, no ano passado, em livraria, ou sebo. Ele leva um acervo de livros de segunda mão para serem vendidos a preços baixos por cidades da Europa.

O barco-livraria, chamado de “Word on the Water” – A palavra sobre a água – oferece títulos da literatura clássica, livros sobre política, filosofia e para o público infantil.

Depois de mais algumas informações sobre o barco, a matéria termina com a pergunta: Você conhece alguma iniciativa deste tipo pelo Brasil?

Muito a propósito a pergunta, pois eu conheço, sim, uma iniciativa parecida, sim. A Barca dos Livros, que funciona na Lagoa da Conceição, aqui em Florianópolis, é uma livraria com sede em terra, mas que leva livros para serem emprestados para toda a população que vivem em volta da grande lagoa. É uma iniciativa particular que existe há alguns anos e vem conseguindo alguma ajuda oficial para não sofrer descontinuidade.

É através da Barca dos Livros que os moradores do entorno da Lagoa da Conceição, tanto as crianças como os adultos, podem ter material para leitura e outras atividades culturais, como contação de histórias, palestras com escritores, lançamentos de livros, etc.

Bom poder responder à pergunta da matéria e poder dizer que nós temos, sim, uma iniciativa parecida aqui na nossa comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário