COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

AS BICICLETAS DA CIDADE

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


O assunto da crônica de hoje em um jornal de Joinville são as bicicletas. Joinville já foi a Cidade das Biciletas. Hoje, nem tanto. Com o trânsito conturbado, os operários já não andam mais de bicicletas, eles têm de pagar o ônibus, mesmo.

Pois a cronista, Clarice Steil retoma o assunto, pois já havia escrito uma crônica com o título de “Cidade das Bicicletas” no dia 12 de março, logo após o aniversário de Joinville. Ela voltou a falar das bicicletas em Joinville, porque a professora Mariza Schiochet, minha amiga e conterrânea, fez uma trabalho em sala de aula, com suas turmas, e os alunos enviaram à Clarice nada mais, nada menos do que 74 cartinhas falando do que eles pensavam e sentiam a respeito do assunto. E ela escreveu uma belíssima crônica, aproveitando trechos das cartas.

Eu sei bem do trabalho da professora Mariza, ela faz milagres em duas escolas da cidade. Ela trabalha com textos de escritores da terra e depois os convida para ir lá, conversar com os seus alunos. E eles fazem de tudo com o texto da gente: eles recriam tudo, dando a sua versão do que foi lido, a sua interpretação, fazem teatro, vídeos, músicas, livros, poemas, entgrevistam a gente, é um sem fim de criatividade. E competência da professora. E depois a gente recebe os trabalhos, eu até já fiz crônica com alguns dos trabalhos que recebi. É muito gratificante ser alvo da professora Mariza e dos alunos dela.

Então fui procurar, no jornal, a crônica do dia 12, que eu não havia lido, para entender o começo da história. E constatei que Clarice fala da mobilidade na cidade, que anda péssima, como na maioria das médias e grandes cidades, da falta de ciclovias, da falta de respeito dos motoristas para com as ciclovias, onde elas existem.

Transcrevo um trecho da crônica: “Gostaria de dizer que quando eu ando de bicicleta eu cuido do ar que ela e seus filhos respiram. Quando eu ando de bicicleta, o trânsito fica mais aliviado para todos. Também ajudo a economizar os gastos públicos com saúde, a aliviar os espaços de estacionamento, a divulgar um meio de transporte que também é fonte de lazer, a poupar tempo e dinheiro.” Fiquei entusiasmado com o texto e não poderia deixar de mostrá-lo para meus leitores, pois eu ando a pé, ando o mínimo possível de carro e me dei conta de que também faço o que ela menciona acima.

Os administradores de nossas cidades precisam priorizar as ciclovias, tão escassas em todo lugar. Precisamos cobrar isso, pois é um direito que temos, já que o dinheiro público sai dos impostos que pagamos e, como a cronista escreveu, andar de bicicleta é cuidar do meio ambiente, pois com menos carros nas ruas, diminui a poluição, melhora a mobilidade, diminui os acidentes, etc, etc. Nossos prefeitos deveriam ler, todos eles, as duas crônicas de Clarice.

Parabéns, minha querida cronista. Sou seu fã. Parabéns, professora Mariza. Parabéns, alunos da professora Mariza. Vocês todos são geniais. Joinville não seria a mesma sem vocês. Aliás, Joinville não é mais, mas pode voltar a ser a Cidade das Bicicletas, se todos tivermos esse propósito. Tenho saudade dos tempos em que podíamos ver muitas, muitas bicicletas pelas ruas da cidade. Essa imagem que pode parecer romântica, mas na verdade é uma opção de sobrevivência das nossas cidades, tem que ser resgatada. Para o bem da cidade, do planeta, para o bem de todos nós.

24 comentários:

  1. Oi Luiz Carlos Amorim, quero lhe parabenizar pela sua crônica,eu acho que nós devíamos deixar nossos carros em casa e andar de bicicleta, para diminuirmos os acidentes. Eu adoro andar de bike.
    Essa crônica fez mudar meu pensamento, e ver que é melhor andar de bike do que sair de carro,
    mais segurança. Parabéns, Luiz .

    Aluno:Jonathan Hetzer
    Professora:Mariza
    Série:8 ano E
    Escola: Anna Maria Harger
    Cidade:Joinville

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz Carlos Amorim fiquei muito feliz com o que você falou de nossas cartinhas,e a verdade é que ninguém mais lembra de usar suas bicicletas para passear com suas família,só carro carro e nada mais,ate para ir para a padaria não vão de bicicleta ou apé preferem ir de carro.
      Ando todos os dias de bicicleta para fazer exercícios físicos e para buscar minha irmã na escola então todos podiam pensar assim,mas as pessoas afinal andam meio egoístas então é isso até.
      Nome:Daniela Teixeira Andrade
      Serie:8 ano E
      Cidade:Joinville SC

      Excluir
    2. Luiz Amorim,

      Oi queria parabenizar sua crônica da “Bicicletas da Cidade”achei muito legal e interessante a crônica , concordo com o comentário da Clarice no final e acho que deveria ter mais bicicletas nas cidades do que carros para nossa segurança hoje em dia como ela escreveu no Blog.

      Escola:Municipal Prof ª Anna Maria Harger
      Nome:Regina Riegel Mateus
      Sèrie:8º ano “E”
      Cidade:Joinville (Santa Catarina)

      Excluir
    3. Oi Amorim,

      Achei muito interessante o comentário no seu blog sobre a crônica que a Clarice fez em um jornal de Joinville sobre a “cidade das bicicletas”.A primeira crônica foi muito bem feita e a segunda também, porque fala sobre a realidade em Joinville.

      Escola Municipal Professora Anna Maria Harger
      Nome: Lucas Gabriel da Silva
      Série: 8º Ano E
      Cidade: Joinville-SC

      Excluir
  2. Oi , adorei muito o trabalho da Clarice , ela mostra como a bike é importante para a cidade ,
    eu gostaria muito que a cidade de Joinville melhorasse e todos usassem bicicleta para diminuir a poluição , porque além de usar a bicicleta para diminuir a poluição irá também ajudar a nosso corpo a fazer exercícios e também para deixar o ambiente mais romântico , eu apoio o trabalho da Clarice e tomara que tudo de certo .
    Eu gostei muito da iniciativa da professora Mariza , por apoiar a Clarice , e fazer nós alunos da Escola Municipal Prof ª Anna Maria Harger a apoiar essa situação.
    Eu Agner Souza Silva , adorei seu trabalho e a sua publicação
    Série:8ºE
    Cidade:Joinville

    ResponderExcluir
  3. Eu não mencionei, na minha crônica que esses estudantes, alunos da professora Mariza, são espetaculares? A prova está aí.
    Sejam bem vindos, amigos. Voltem sempre.
    Abraço a todos do Amorim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,tudo bom,Luiz Amorim,quero parabenizar pela crônica que você fez sobre ''A cidade das bicicletas''.
      Essa crônica fez nós joinvilenses parar e pensar um pouco,para a gente voltar a ser a cidade das bicicletas.
      Para e pense um pouco,se a gente voltar a ser a cidade das bicicletas vai ter uma boa vantagem,vou citar algumas vantagens:não poluir o ar,vai ter mais espaço nas ruas e muitas outras vantagens.
      Então ta na hora de guardar o carro na garagem e pegar a sua bike pra sentir o vento fresco no seu rosto.
      PARABÉNS PELO SEU TRABALHO,QUE FEZ NÓS JOINVILENSES COLOCAR A MÃO NA CONSCIÊNCIA
      ASS:LÉIA DA ROCHA E NARA E. R. BOCK.

      Excluir
    2. Oi Luiz Carlos Amorim, quero lhe parabenizar pela sua crônica,eu acho que nós devíamos deixar nossos carros em casa e andar de bicicleta, para diminuirmos os acidentes. Eu adoro andar de bike.
      Essa crônica fez mudar meu pensamento, e ver que é melhor andar de bike do que sair de carro,
      a natureza agradece. Parabéns, Luiz .

      Aluno:William Dieter Frank 8º ano E

      Escola Municipal Profª Anna Maria Harger

      Cidade:Joinville

      Excluir
    3. ALUNO:ALEXANDRE MATHEUS BORGES


      ESCOLA MUNICIPAL ANNA MARIA HARGER

      8°ANO E




      Oi , Amorim gostei muito do seu blog do seu comentàrio sobre a crônica e do seu citamento sobre a minha professora.Gostei do jeito que vocẽ soube colocar as palavras e se diririgir a professora.
      Não é a tòa que você é bem sitado pelas pessoas,parabens.

      Excluir
  4. OLÁ... Luiz Carlos Amorim,gostei de seu comentário sobre as crônicas...eu acho interessante as pessoas entrar nesse assunto sobre as bicicletas porque se cada pessoa deixar um pouco seu carro ou sua moto de lado,estaremos ajudando nossa cidade e principalmente oMeio Ambiente.
    Gostaria que as pessoas aproveitasse mais as bicicletas pelo fato dela ser um exercício físico,um instrumento de lazer,de passeio e também um meio de transporte...
    Com Carinho:Mariane Beatriz dos Santos (aluna da professora Mariza)
    Estudo na escola Municipal Professora Anna Maria Harger da cidade de Joinville
    série 8ºE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito sobre a crônica de você, pois é muito legal querer resgatar essa história que Joinville tem com as bicicletas, poder dizer que Joinville é realmente a “Cidade das Bicicletas”.
      O trabalho que nós alunos tivemos com a professora Mariza foi muito legal, pois fez que nós da Escola Municipal Professora Anna Maria Harger refletitirmos sobre as bicicletas, até mesmo refletirmos com os nossos pais s sobre o Meio Ambiente , marcar com os amigos para dar uma volta com as bicicletas .Eu Ana Júlia Dominoni Vieira , gostei muito

      Excluir
    2. Aluno : Lucas Poerner Krum 8° '' E ''
      Escola: Anna Maria Harger

      Cidade das Bicicletas


      Oi, Amorim gostei muito de ler sua crônica queria que todos soubessem como a bicicleta é muito legal é devemos usar mais a bicicleta . O assunto da crônica de hoje em um jornal de Joinville são as bicicletas. Joinville já foi a Cidade das Biciletas. Hoje, nem tanto. Com o trânsito conturbado, os operários já não andam mais de bicicletas, eles têm de pagar o ônibus, mesmo.

      Excluir
    3. Oi Amorim, eu sou uma das alunas da professora Mariza que enviou cartas a Clarice, eu gostaria que as pessoas usassem mais a bicicleta porque teremos menos poluição e nossos filhos viverão em uma Joinville melhor e com menos trânsito e acidentes. Será mais fácil e rápido ir para a farmácia, o mercado, shopping, locais de trabalho, escola.

      nome: Thaís Fernanda
      Série: 8° ano E
      Escola Municipal Professora Anna Maria Harger
      Cidade: Joinville

      Excluir
    4. Eu gostei da sua crônica, devemos ter mais bicicletas em Joinville hoje nós não vemos bastante bicicletas vemos mais carros poluindo Joinville nossa cidade está muito poluída. Nós só vemos carros e motos poluindo ainda mais Joinville,então “VAMOS DEIXAR OS CARROS E MOTOS NA GARAGEM E VAMOS PEGAR NOSSAS BICICLETAS DEVEMOS ANDAR MAIS DE BICICLETA”deixando Joinville menos poluído e deixando nosso ar menos também menos poluído nosso mundo agradece.

      NOME:Ana Paula Rodrigues
      SÉRIE:8º ano “E"
      ESCOLA:PROFESSORA ANNA MARIA HARGER
      CIDADE:JOINVILLE

      Excluir
    5. Oi , Amorim

      Oi,Amorim eu quero lhe - falar que seu coméntario sobre a cronica da Clarice esta legal e gostaria de falar que acho que Joinville deveria voltar a ser a cidade das bicicletas , e acho muito lega de sua parte defender esta causa.

      Escola Municipal Profº Anna Maria Harger.
      Nome : Gabriel Miguel da Silva.
      Série : 8ºano E
      Cidade : Joinville - SC

      Excluir
    6. Oi, adorei a iniciativa da professora Mariza, nesses anos de escola nunca havíamos feito um trabalho onde podíamos ler um jornal, comentar e sermos elogiados na internet ou jornal. Concordo com você, pois você soube comentar os fatos que há, o que houve e o que haverá se não cuidarmos de nosso planeta, ninguém gostaria de viver em um mundo de sujeira e poluição. Nós daqui dessa escola estamos gratos por lermos sua crônica. Com certeza quem leu sua crônica esta ciente de que devemos andar de bicicleta e respeitar quem anda. A Escola Anna Maria Harger, agradece!
      Eu Alana Cristina Vargas Laux, amei seu trabalho, espero ler mais suas crônicas.

      Excluir
    7. Olá,Luiz Carlos sou o aluno Pedro Ferreira do 8º ano E da Escola Profª Anna Maria Harger

      Bom,não sou um dos seres mais perfeitos que há na terra , mas sei que mudanças precisam ser feitas urgentemente , agora estamos passando por uma fase de prosperidade , mas não podemos nos deixar levar por idéias inúteis.No país inteiro haverá a campanha eleitoral , e devemos ter consciência de nossas feitorias.Não só ter cuidado com as bicicletas , mas sim também com saúde e educação,esses são os dois elementos básicos para nossa vida.

      Obrigado pela atenção,e desculpe-me pelo desabafo.

      Excluir
  5. Boa tarde Luiz,achei muito interessante o sua crônica.Também achei interessante a crônica da Clarice.Eu,João Augusto mandei uma carta para Clarice.Gostei muito da resposta (crônica) que ela fez para os alunos da professora Mariza.Nós jovens queremos um Joinville melhor.Porque só os países desenvolvidos usam mais bicicletas.O nosso pais é subdesenvolvido mas isso não quer diser que o nosso país pode usar mais bicicletas,poderiamos e devemos voltar a se chamar CIDADE DAS BICICLETAS.

    Nome:João Augusto de Souza.
    Escola:Municipal professora Anna Maria Harger.
    Série:8°ano E
    Cidade:Joinville - Santa Catarina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escola Municipal Profº Anna Maria Harger

      Filipe Torgi de Araújo 8º ano E

      Cidades das bicicletas


      Boa tarde Luiz C. Amorim, gostei de sua crônica fala da cidade como era antes eu acho que é muito difícil. joinville ser de novo a cidades das bicicletas porque é muito fácil financiar um carro ou uma moto, complicando o trânsito.

      Excluir
    2. Escola Municipal Prof° Anna Maria Harger.
      Aluna:Daniela Pereira 8°ano ''E''.

      Cidade das Bicletas

      Oi, Luiz Carlos Amorim, gostei de ler sua crônica, que Joinville era a cidades da bicicletas.Pois hoje nem tanto com o trânsito,as pessoas nem andam mais de bicicleta.E é muito difícil Joinville ser a cidade das bicicleta como era antigamente.

      Excluir
    3. Escola Municipal Profº Anna Maria Harger

      Aluna:Emanuele Cristine Coelho. 8º ''E''

      Cidade das Bicicletas.

      Boa tarde Luiz Carlos Amorim,achei muito legal sua crônica,nós jovens queremos Joinville melhor, o nosso país pode usar mais bicicletas porque está complicando o trânsito em Joinville.

      Excluir
    4. Oi Luiz. Gostei muito do que você escreveu no seu blog, sou aluna da professora Mariza e fiz uma das cartinhas que a Clarice leu. Aprendi a andar de bicicleta este ano. Pois é... é um pouco tarde,por que sou adolescente. Mas,antes tarde do que nunca. Agora que aprendi, gosto muito de andar novamente,mas tenho muito medo de passar para o nivel 2 e andar nas ruas junto com os carros,as ruas estão muito perigosas,ninguém respeita ninguém. Os carros são muito violentos,todos na correria do dia a dia. Gostaria que isso mudasse. Claro,eu também gosto de andar de carro,mas o respeito é também importante,e parece q é bem isso que falta nos motoristas. Obrigada. Maria julia kipfer. Anna Maria Harger. 8 ano E.

      Excluir
  6. Eu é que agradeço, Anna. A você e a esses alunos maravilhosos da fantástica professora Mariza que leram todas as crônicas e viram aqui comentar. E a todos os outros, pois eu os conheço e sei que não gente boa, gente muito boa. A gente precisa valorizar o que tem valor. E vocês são valorosos. Tenho muito respeito e muito carinho por todos vocês.
    Abraço do Amorim

    ResponderExcluir
  7. gosteimunto da sua cronica peque que nem todos pessa assim,se todos pensassem assim poderiamos mudar o mundo para melhor tipo as condiçoes de vida pq estaremos fazendo exercicios e poluindo muito menos o que ajudaria a diminuir o efeito do aquecimento global.

    Aluno:Israel Filipe
    Escola:Colegio Batista Nova Canaã
    9ºano

    ResponderExcluir