COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



terça-feira, 15 de outubro de 2013

DIA DO PROFESSOR


Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


De sorte que hoje é o dia do professor. Sorte? Verdadeiramente não sei. O professor é um profissional muito pouco valorizado, pouco respeitado, mesmo. Pelo menos no Brasil. É o professor que forma o adulto do futuro – que estará no poder amanhã, conduzindo os nossos destinos.

E o problema da desvalorização do professor é cada vez maior. Além de ter remuneração insuficiente, não há equipamento para trabalhar e as escolas estaduais, geralmente, tem péssima manutenção, algumas estão literalmente caindo aos pedaços, oferecendo riscos a alunos e professores.

Então quero render minha homenagem aos professores, todos os professores, por este trabalho tão importante que é passar conhecimento as nossas crianças, para que sejam pessoas educadas e instruídas amanhã, quando estarão no mercado de trabalho e à frente dos destinos de nossa nação.

Tenho amigos que são professores e professoras dedicados e abnegados, verdadeiros heróis da educação, fazendo um trabalho excepcional, apesar de mudanças em nosso sistema de ensino que, ao invés de melhorar, tende a tornar o trabalho deles ainda mais difícil.

Vejo-os fazendo trabalho pioneiro no sentido de levar a leitura e a literatura até nossos leitores em formação, mesmo que o conteúdo programático não privilegie essa aproximação autor/leitor.

Parabenizo, então todos os professores, ainda que não sejam reconhecidos como deveriam ser.

Um comentário:

  1. Bom dia!!!!!!!

    LEIA e COMENTE.

    ! 1º comentário: Sobre a crônica nossas crianças


    Não podia deixar de comentar sobre esta belíssima crônica. Fiquei maravilhada com tanto respeito e amor. Em relação a esse dia, não posso falar o mesmo, pois vivo-o com muita melancolia, tristeza e saudade. Saudade de quem não está mais aqui, saudade de dar um abraço, saudade de todos os momentos que foram especiais, cada um vivido com muita intensidade. Essa saudade tem nome lindos "ANA LUISA e ALINE". Vieram, deixaram tanto amor, me ensinaram a ser uma pessoa melhor e partiram para brilhar e encantar o céu. A elas, por elas, todos os dias, o meu amor sempre será eterno.

    2º comentário: Sobre a crônica "Ler para as crianças"

    Linda, pois acredito muito na leitura, ela têm o poder de mudar o mundo, o pensamento e a vida das pessoas. Não é por acaso que vivo esta batalha diariamente de difundir o gosto de ler e sempre continuarei a fazer isto. Engraçado, tenho um aluno que se chama Sérgio, e quando eu o conheci, detestava ler e chegava na sala sempre com os livros mais grossos da biblioteca e incansavelmente indicava livros de acordo com a faixa etária, mandava-o ir de volta à biblioteca e trocar o livro, este saía resmungando, mas fingia que nem ouvia. Com o passar do tempo ele começou a demonstrar entusiasmo pela leitura e hoje quando entro na sala, lá está o Sérgio com o livro aberto debaixo da carteira. E aí eu falo: __ Sérgio, guarde o livro que temos que fazer correções e continuar a matéria. E ele diz: __ Ah! Professora, está tão boa a história que não consigo parar de ler. Então, experiências assim, constitui-se um e elixir para continuarmos com este trabalho, é mágico ver o brilho de satisfação que esse aluno alcançou através da leitura.

    3º comentário: Ontem levei todos os livros que você doou para o projeto, e os meninos ficaram muito felizes e li também seu comentário e eles falaram, professora já que ele falou pra você pedir que mandasse mais livro, faça isto, pois ficamos encantados com tanta gentileza. E mais uma vez te peço se puder mandar outros livros, ficaremos felizes. O projeto está em andamento e já arrecadamos mais de 200, mas a meta é ultrapassar 1000 exemplares. Contamos como sempre com sua ajuda. DEUS lhe pague.

    4ºcomentário: Parabéns pelo seu dia, continue enaltecendo a nossa vida brincando com as palavras!!!!!!

    5º comentário: Obrigada pelo reconhecimento do professor. Essa crônica linda nos impulsiona a continuar nossa missão.

    Professora: Edna Cristina Matos de Melo
    Rua Paulo Ferreira da Silva nº 60, Santa Rosa
    Divinópolis MG
    CEP 35.500.497

    ResponderExcluir