COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quarta-feira, 18 de novembro de 2009

FESTA DAS CORES


Por Luiz Carlos Amorim - Escritor - http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/

Primavera é tempo de cores e de natureza e é tempo de festa na Cidade das Flores. O ipê já brilhou e se foi, com seus vários sóis a refletir ouro por toda a cidade. Mas os jacatirões estão se enchendo de pétalas, colorindo todas as matas e encostas até o meio do verão, dando as boas vindas à Festa das Flores de Joinville. E a orquídea, rainha das flores, vai exibir toda a sua beleza e majestade na festa mais tradicional da cidade. São milhares de exemplares, da menor a mais encorpada, de todas as cores, de todos os tipos. É uma diversidade imensa de formas e cores.
A 71ª edição da Festa das Flores de Joinville marca a volta de um dos maiores eventos da cidade para o Complexo Expoville e também traz algumas novidades, a principal delas no que diz respeito ao conceito, pois agora já não se restringe apenas à exibição de flores, o que já é um grande motivo para visitá-la, mas também agrega atrações culturais, como música e dança e também gastronomia.
E a festa merece ser ampliada, pois é um dos patrimônios culturais mais importantes da cidade, o grande motivo para que Joinville continue ostentando o título de Cidade das Flores em âmbito nacional. Visitantes de todo o Brasil e também de outros países vêm para admirar a beleza das flores que desfila pela vitrine que é a festa.
Precisamos trazer de volta também a poesia para a Festa das Flores, como o Grupo Literário A ILHA fazia nos anos 80 e 90, quando ganhava um estande para exibir o seu Varal da Poesia especial, só com poemas dos poetas da praça em homenagem à cidade e às flores. Até lançamentos de livros de poemas foram feitos naqueles espaços poéticos. Quem sabe pensamos nisso para a próxima edição?
Dos muitos poemas exibidos no Varal da Poesia, um era “Festa das Cores”: Na esquina do sol / e da chuva, / na esquina das cores, / brota uma cidade: / a Cidade das Flores. // Joinville da poesia, / da primavera sem fim, / Joinville dos sotaques... // Em todas as estações, / ela se banha de luz / e floresce a orquídea, / a azaleia, a petúnia, / o ipê, o jacatirão. / E é a festa das Cores...
Venha para Joinville, até o dia 22, e aproveite para encher os olhos com a beleza das orquídeas e tantas outras flores e comemorar os 180 anos de imigração alemã da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário