COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 20 de novembro de 2009

GARRAFAS LITERÁRIAS

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Vi, outro dia, uma notícia que refrigera a alma da gente, que vive tentando achar maneiras de propiciar que leitores em formação, mesmo adultos, tomem gosto pela leitura.
Uma professora de uma escola municipal de Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina, seleciona textos literários, como contos, crônicas, poemas, histórias infantis e os coloca dentro de garrafas pet. Depois, ela coloca tudo dentro de um carrinho de supermercado e sai a distribuir pelas salas de aula, para que as crianças levem para casa e leiam junto com pais e irmãos, com a vizinhança. A cada mês, a professora seleciona os textos de acordo com o nível das classes, coloca nas garrafas e distribui. Há alunos que fazem até resumo dos textos, de tanto que gostaram da ideia.
Não é fantástico? Fico impressionado a cada nova ideia nova que surge para difundir a leitura, e essa é muito original. Além dos textos que a professora coloca dentro das “garrafas literárias”, ela convence a criançada a levar, também, para casa, revistas que ela arrecada aqui e ali, de notícia e informação e até de quadrinhos
A iniciativa é uma variante do “passe adiante”, que já foi tentando algumas vezes com livros, e a professora tem tido sucesso, pois além das famílias dos alunos, parentes e amigos, os textos são repassados até para estranhos.

2 comentários:

  1. Nossa!! amei a ideia. A semente está sendo lançada e vsi germinar,essas professoras amantes de livros sempre trazem algo novo . A leitura é algo que em qualquer lugar e momento tranforma o ser humano para melhor.

    ResponderExcluir
  2. Atitude similar foi feito já faz muito tempo num terminal de ônibus daqui de Joinville, mas de maneira bem menos acentuada. Depois de daqui e dalí a idéia deverá atingir as prais do saber. Jurandir Schmidt

    ResponderExcluir