COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

BIBLIOTECA FLUTUANTE

Por Luiz Carlos Amorim - editor e escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/ 

Na crônica de ontem eu mencionei a Barca de Livros, aqui de Florianópolis, em comparação com um outro barco que vendia livros na Europa. Então resolvi voltar com o tema Barca do Livro, pois é uma grande iniciativa para levar o livro até o alcance do leitor. O livre acesso à leitura é de suma importância, seja onde for. Precisamos fazer chegar o livro até o leitor, precisamos colocar o livro na frente dos olhos do estudante dos primeiros anos do primeiro grau, leitores em formação, esteja ele onde estiver.

A Barca dos Livros é uma biblioteca flutuante que tem o objetivo de percorrer a borda da Lagoa da Conceição, na Ilha de Santa Catarina¸ levando o mundo da fantasia, da imaginação, da arte e do conhecimento a todas as localidades com acesso pelas águas da grande e paradisíaca lagoa.

E o projeto da Sociedade Amantes da Leitura tem uma sede em terra, pois um barco precisa de um porto onde ancorar, um ponto de partida e de chegada. Para isso, existe a Biblioteca Barca dos Livros, com um acervo de mais de cinco mil volumes. Além dos livros, quem for visitar a biblioteca encontrará lá, também, escritores, poetas, professores, contadores de histórias, declamadores.

O projeto já esteve a ponto de ser interrompido, por falta de verba - ele sobrevivia com doações da comunidade - mas a inscrição num destes editais de Cultura do Estado fez com que fosse contemplado, adquirindo fôlego para a sobrevida.

Ela me lembra outras do gênero, como a Biblioteca Itinerante em Joinville, instalada em um ônibus, que percorre os bairros da periferia da cidade, mais distantes, levando a leitura a quem tinha dificuldade para ter acesso ao livro.

Outra iniciativa singular e curiosa é o sebo ambulante de um amante de livros que pega um acervo considerável e eclético, arma uma barraca nas praias mais movimentadas e oferece leitura aos veranistas durante toda a estação de sol.

Existe também o projeto Troque Lixo Por Lixo, em Blumenau, outra espetacular iniciativa que arrecada material reciclável e entrega a escolas, que os vende. Os valores arrecadados são usados na compra de livros para as bibliotecas das escolas. O projeto é responsável, também, pela divulgação de autores locais.

Por certo existirão outras, e é bom que as divulguemos, pois podem servir de modelo, podem ser copiadas em outros pontos desse nosso imenso Brasil.

2 comentários:

  1. Que bom saber dessas iniciativas !
    Que sejam sementes !
    :~)

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Clarice, o que é bom merece ser copiado. Seja sempre bem vinda.
    Abraço do Amorim

    ResponderExcluir