COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

TARDE LITERÁRIA EM ASCURRA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br



Estive, no último sábado, dia 25, no Colégio São Paulo, de Ascurra, para a Tarde Literária, evento do qual fui o escritor convidado. Aliás, foi uma grande homenagem, na verdade, homenagem que eu estendo à todos os escritores catarinenses. Muita música, poesia, teatro – crônicas minhas foram dramatizadas por turmas de alunos, em performances emocionantes.

É muito gratificante e alentador ver uma instituição de ensino desempenhar com eficiência o seu papel de educar. Mais, ver superado, ampliado o seu trabalho, pois o Colégio São Paulo não transmite apenas conhecimento aos seus alunos, os seus educadores vão além, despertam a sensibilidade e o gosto pelas artes: música, literatura, teatro, declamação, artes plásticas.

Vendi muitos exemplares de livros meus, o que evidencia o gosto e o habito da leitura, incutido nos alunos. E mais, os professores e a direção do colégio idealizaram e vem realizando um evento que, além de possibilitar a integração autor-leitor, divulga os escritores catarinenses entre os leitores em formação.

Então agradeço a esses professores e educadores pelo seu importante papel na educação e na disseminação da cultura.

Ainda existem ilhas de educação de qualidade neste país. A educação brasileira tem esperança, se a cultura oficial se espelhar em exemplos como o trabalhado dos educadores do vale europeu brasileiro, como o trabalho da professora Mariza, em Joinville, de quem muito lembrei lá em Ascurra, pela semelhança do ensino de qualidade que ministram.

Só senti a falta dos escritores de Ibirama, Harry Wiese e Apolônia Gastaldi, que infelizmente não puderam comparecer. Foi uma tarde espetacular, quando a cultura, mais do que qualquer outra coisa, foi festejada e cultuada.

Um comentário:

  1. Parabéns a todos os envolvidos, projetos, iniciativas e eventos assim com certeza são importantíssimos e contribuem enormemente para a difusão do gosto pela Literatura entre as novas gerações !

    ResponderExcluir