COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sexta-feira, 25 de setembro de 2009

CAFÉ LITERÁRIO EM JOINVILLE


Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/ )

Participei, ontem, 24 de setembro, como convidado, do Café Literário, evento cultural realizado pela Escola Básica Plácido Xavier Vieira, de Joinville. É um longo caminho o deslocamento daqui de Florianópolis até lá, mas valeu a pena, pois o que vi superou todas as minhas expectativas.
Foi a segunda edição do evento. A primeira edição, no ano passado, foi realizada num único dia, mas neste ano a programação ocupou dois dias, 23 e 24. Foram convidados escritores, eu e o Jorge Luiz Hoffmann, também da terrinha, o artista plástico Amandus Sell e uma representante da Fundação Cultura de Joinville.
A acolhida e a homenagem que recebi foram fantásticas. Alunos e grupos de alunos declamaram diversos poemas meus – e é emocionante ver versos que a gente criou sendo recriados, por crianças, para uma platéia enorme de pais, alunos e professores. Além disso, os professores trabalharam a minha obra em sala de aula e fizeram trabalhos com os meus poemas, com as crianças de primeira a quarta séries, e vi paredes cheias de textos e poemas feitas por elas a partir de poemas meus.
É muito gratificante ver uma escola de excelente qualidade, como descobri que é a Plácido Xavier Vieira, estudando escritores como eu e o Jorge Luiz Hoffmann, mas também é mais importante ainda constatar que essa unidade de educação municipal está encontrando espaço para a literatura catarinense, local. São méritos que nem toda escola tem. E isso se deve à capacidade e dedicação de professores e diretora, que fazem um trabalho espetacular nessa escola que contempla os primeiros anos do primeiro grau.
É uma escola de período integral e além da aula curricular, dada por professores que vestem a camisa do ensino eficiente e eficaz, que oferecem mais do que o currículo escolar exigiria – o compromisso de ensinar praticado com vocação e com amor -, os alunos têm atividades como dança, música, capoeira, xadrez, teatro, iniciação à pesquisa, inglês, literatura, filosofia e sociologia.
Fiquei impressionado com o fato de a escola oferecer tanto e com o resultado disso, pois tivemos a oportunidade de assistir a performances dos alunos que apresentaram teatro, declamação, canto e literatura.
E andando pela escola, antes do evento, vi cadernos e trabalhos dos alunos de primeiro ano – agora as crianças entram na escola com seis anos – escrevendo em caixa alta, caixa baixa e até letra cursiva – como gente grande. Vi recriações de obras do artista plástico que visitou a escola, feita pelos estudantes mirins, que impressionam pela beleza.
Um trabalho excepcional, que proporcionará um futuro com certeza mais promissor aos estudantes daquela escola. Por que o início da criança na escola é tudo, vai moldá-la e dar-lhe capacidade para chegar bem ao segundo grau e à universidade.
Parabéns aos professores, à diretora, aos alunos e aos pais dos alunos. Essa é a educação, o ensino que deveríamos ter em todas as nossas escolas.

2 comentários:

  1. A escola fica agradecida pelo valorozo reconhecimento...Obrigada e seja sempre bem vindo!
    Professora Luciane

    ResponderExcluir
  2. Toda a equipe agradece a sua presença em nosso evento. O seu depoimento nos trouxe a certeza que estamos no caminho certo, que é uma escola publica de qualidade
    Diretora Brunilde

    ResponderExcluir