COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



terça-feira, 29 de setembro de 2009

O OVO MÁGICO

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br )

Sobre o Café Literário realizado pela Escola Plácido Xavier Vieira, no km 4, em Joinville, do qual fui convidado, na semana passada, preciso voltar o assunto porque tenho mais a contar.
Além do fato de poder assistir aos trabalhos preparados para o evento, magníficos, pude ver o progresso dos alunos das primeiras séries do primeiro grau. E pude conversar com as professoras sobre as mudanças implantadas no ensino de primeiro grau, como a mudança de oito para nove anos de duração e, principalmente, sobre a nova sistemática de alfabetização.
Já havia falado com outras professoras de outras escolas e já havia escrito sobre isso, mas foi muito bom ver que as professoras da Plácido Xavier não tiveram muita dificuldade, pois experimentaram a novidade e, vendo que o jeito novo não era tão prático, demorando muito a dar resultado, adaptaram a velha maneira de alfabetizar. E as crianças estão aprendendo maravilhosamente, a prova disso é que há muitas delas já sabendo escrever e ler no primeiro ano, mesmo com a pouca idade de seis anos.
Mas uma outra coisa que impressionou foi a apresentação do outro convidado, o escritor Jorge Luiz Hoffmann.
Ele foi chamado e começou, de mansinho, a história do Ovo Mágico e foi cativando os ouvintes. A certa altura, pediu que trouxessem um saco de pedacinhos de madeira retangulares, todos do mesmo tamanho – uns dez centímentros – e fez um círculo em volta dele. Então, enquanto continuava a história, que tinha a ver com o que estava fazendo, ele começou empilhar o pedaços de madeira em círculo e pediu que ajudássemos, eu, a diretora, a fada e um outro professor. Quando a pilha circular estava com uns vinte ou trinta centímetros de altura, ele pediu que uma criança entrasse no círculo e continuamos a empilhar as madeirinhas em volta. E ele continuou a contar a história. Quando a pilha alcançou a cabeça da criança que estava no centro do círculo, ele pediu que colocássemos o pedaços de madeira sempre mais para dentro, para fechar o ovo. E, de fato, eis que senão quando, tínhamos construído um ovo. Ele continuou a história, a criança nasceu do ovo e nós, adultos, tínhamos participado da história, tínhamos brincado juntos, como se fizéssemos parte da história.
Achei sensacional a dinâmica do contador de história. Na verdade, ele era o autor do conto e existia um livro com a história, que justamente leva o título de Ovo Mágico.
O livro é muito interessante, ricamente ilustrado e eu o recomendo. Mas nada como ver o autor contando e desenvolvendo, ao vivo, a sua criação.
Foi mais uma grande performance naquela tarde de tantas surpresas e constatações. Penso que fui criança outra vez.

2 comentários:

  1. Realmente, esse ovo é mágico mesmo, o Jorge faz um trabalho maravilhoso, nós aqui do Cei Anjinho Querubim estamos tendo a honra de realizar uma capacitação com nossos professores, pais e nossos anjinhos, está sendo uma experiência única , fizemos o ovo mágico com as professoras ontem e todas nós também fomos crianças outra vez, além do sentido espiritual que essa história e brincadeira oferece,ter a chance de nascer de novo nos faz repensar ... Priscila Diretora do Cei Anjinho Querubim . 02/10/2009.

    ResponderExcluir
  2. Olha Amorim, é maravilhoso poder despertar a criança que existe dentro de nós adultos...A deixamos adormecer quando os compromissos e responsabilidades da vida nos preenche o dia...Mas são esses momentos que nos revigora e refrigera nossa alma...Quanto ao Jorge, só posso dizer que ele é realmente uma pessoa iluminada por Deus...Parabéns ao amigos!
    Professora Luciane EEB Plácido Xavier Vieira - EPI

    ResponderExcluir