COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



terça-feira, 21 de setembro de 2010

MOBILIDADE E TRANSPORTE PÚBLICO EM FLORIANÓPOLIS


Antes da crônica do Dia, quero agradecer o selo acima que ganhei da conterrânea e amiga Mariza, professora de Joinville. Não poderia deixar de exibir o presente, não é?


MOBILIDADE E TRANSPORTE PÚBLICO EM FLORIANÓPOLIS

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/

A Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

A impressão que se tem é que tudo está muito bem na capital, não há nada com que se preocupar, pois tem gente se ocupando em trocar nomes de linhas de ônibus. Hoje fui pegar meu ônibus, o Jardim Atlântico, e nada dele passar. Aí passou um “Corredor Continente”. Comentei com uma pessoa que também estava esperando, que nunca tinha visto aquele ônibus. A senhora me esclareceu que aquele era o novo nome do nosso Jardim Atlântico, que haviam mudado o nome da linha.
Não é possível aceitar que tenham mudado o nome de uma linha de transporte público que indica o destino, direta e simplesmente: o ônibus da linha Jardim Atlântico vai levar o usuário para o bairro Jardim Atlântico. Aí mudam o nome para “Corredor Continente”. Sem divulgação, sem informação. O que indica o nome “Corredor Continente”? Para mim, nada. Aliás, “continente” dá a impressão de que ele circula apenas no continente. Na verdade, ele sai do terminal da Ilha e vem para o Continente.
Além de tudo, o nome “Corredor Continente” tem causado confusão. Existe uma linha chamada “Circular Continente”, que como o nome indica, circula apenas no continente, não adentra a Ilha. Pois as pessoas estão acostumadas com o seu ônibus que tem “Continente” no nome e passa um ônibus com essa palavra no nome, elas embarcam e só depois descobrem que não era o “Circular Continente”, mas sim o novo e inteligente “Corredor Continente”. Pois não havia, até agora, nenhum outro ônibus com “continente” no nome!
E não é só isso: acabaram com algumas linhas. Já vi na televisão comunidades da Ilha protestando porque ficaram sem ônibus. Agora têm que andar um bom tempo até o ponto de ônibus mais próximo. Isso é desrespeito com os cidadãos que dependem do ônibus para trabalhar, para irem à escola, para tudo.
No continente, acabaram com o Canto, que vinha até imediações do Figueirense. Tudo bem, passam outras linhas por ali. Acontece que agora, nas horas de pico, os “outros” ônibus ficam apinhados, igual sardinha em lata, porque os usuários do “Canto” são obrigados a pegar o Jardim Atlântico, aliás “Corredor Continente”, Shopping Center, etc. Já ficavam superlotados antes, imaginem agora.
Tudo para aumentar o lucro: menos ônibus, menos motoristas, menos cobradores, em detrimento da população, que fica com menos horários.menos linhas e com ônibus entupidos.
Isso sem contar que o transporte urbano mais caro do país é o daqui de Florianópolis, apesar de ser o único lugar onde a prefeitura paga quase um milhão por mês para as empresas.
Não é uma beleza? É pra isso que elegemos prefeito e vereadores?

Um comentário:

  1. Incrível é a inércia do povo ... E quem foi que disse quetem mais horários esse corredor continente ? ou melhor ... "corredor contingente". Eu acho que brasileiro gosta mesmo de fila ...

    ResponderExcluir