COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 16 de setembro de 2010

PÃO DE FUBÁ NA FOLHA DE BANANEIRA

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Vejo um programa na TV, onde um cozinheiro (ou chef) vai ao interior para mostrar receitas antigas, tradicionais, executadas diretamente na fonte. Então ele chega a uma fazenda onde o fubá de milho é feito lá mesmo, num moinho de água. O milho é triturado por pedras se friccionando uma sobre a outra, grão por grão. E com aquele fubá a fazendeira fez um bolo de panela e uma broa na folha de banana. O bolo é colocado numa panela de ferro e assado em cima da chapa de fogão a lenha. Tampando a panela, uma chapa de zinco, com brasas em cima. Não é original? Nunca tinha visto nem imaginado. A broa é derramada sobre pedaços de folha de bananeira com uma tira de goiabada, tudo é enrolado e colocado em uma forma para assar.
Deu água na boca e uma saudade da minha infância vivida em Corupá, minha pequena cidade no pé da Serra do Mar, entre Jaraguá do Sul e São Bento do Sul. Lembrei do pão de milho com batata doce, feito com o fubá da tafona perto de casa, que a gente ia buscar fresquinho, recém saído do moinho. E aquele pão era assado em forno de tijolos, daqueles que a gente queimava um tanto de madeira até ficar um braseiro. Então tirava-se as brasas e colocava-se o pão para assar, às vezes em formas de zinco e quando sobrava massa, em folhas de bananeira. E o cheiro do pão fresquinho, quentinho, se espalhava por toda a casa, por toda a vizinhança. Lembro que a gente preferia comer primeiro o pão redondo, assado na folha de bananeira.
Mas fazíamos pão de trigo, também. Então quando saíamos para fazer piquenique no interior, na zona rural, em beiras de rio, levávamos pão de trigo para trocar com o pessoal que morava longe da cidade. Porque eles faziam um pão de fubá com inhame, com batata doce, com taiá, que ficava molhadinho, quase cremoso, uma delícia.
Bons tempos. Coisas de Corupá, que talvez existam ainda hoje, e coisas de cidades colonizadas por alemães e italianos. Mesa farta, comida simples e deliciosa. Vida de muito trabalho, mas tranquila e feliz.
Corupá, apesar do progresso, que vai chegando, devagarinho, ainda é uma cidade feliz e tranquila. Dá vontade de voltar.

2 comentários:

  1. Vc não precisar estar lá, Corupá já está dentro de vc, por isso, escreve tão bem de maneira simples .Abraços criativos

    ResponderExcluir
  2. Amorim,amado!
    TÔDENTRO de cidades assim...ADOOOORO! Meu amigo, esses últimos meses estão um cadim mais difíceis prá mim (fui submetida a uma cirurgia de mama, perdi meu "papito") e com isso tenho me limitado a responder lá no divã e visitar àqueles que lá deixam seus comentários. É por isso que andei meio sumida daqui, mas sem jamais esquecê-lo. Na realidade senti sua ausência, nesses tempos turbulentos, lá no divã e fiquei numa alegria só quando vi seu último comentário.
    Beijuuss n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir