COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sábado, 14 de julho de 2012

NOSSO ANJO BOM

Professora Mariza Schiochet


Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/


Recebi, enviada que foi pela minha amiga e conterrânea Mariza Shiochet, professora de Joinville, a revista da Diocese de Joinville, com matéria de página inteira sobre a iniciativa pioneira de incentivar seus alunos a enviar cartinhas que levam alegria aos pacientes com câncer. O projeto humanitário, dessa professora que já idealizou e realizou muitos outros projetos tão importantes quanto este, instiga os alunos a escreverem mensagens de alento e solidariedade aos doentes do setor de oncologia do Hospital São José.

Junto com a mensagem escrita por cada aluno, vai um poema, escolhido da obra de Mario Quintana, Carlos Drummond de Andrade ou de, pasmem, deste que vos escreve, humilde escritor Catarina. É um privilégio e uma honra fazer parte de uma seleção de monstros sagrados da poesia brasileira, ainda que não seja um deles.

Agradeço à Mariza e aos seus fabulosos alunos, pois nunca a minha poesia foi usada para um fim tão nobre. Levar um pouco de lirismo, de sensibilidade e emoção para pessoas que passam por momentos nos quais precisam muito de nossa atenção e carinho, é tudo. E Mariza, através dos seus alunos faz isso, minimizando o sofrimento de nossos irmãos.

E não é só isso. A professora Mariza, a despeito de todas as dificuldades pelas quais atravessa a educação brasileira, tem feito um trabalho memorável no sentido de divulgar a literatura, nos colégios onde leciona, das maneiras mais originais, como essa de levar a poesia ao Hospital. Ela tem levado os livros de autores locais para serem lidos em sala de aula, ela incute o gosto pela leitura em seus alunos, ela leva os autores para dentro da sala de aula, efetivando, como ninguém, a aproximação autor-leitor.

Então, professora Mariza, você é uma criatura iluminada, abençoada, o anjo bom que pensa no próximo e faz alguma coisa para beneficiá-lo, a mão boa que semeia o bem e colhe bondade, o coração enorme que tem lugar para todos.

Você é a nossa madrinha e nós, escritores, lhe agradecemos pela sua bênção. Tenho orgulho de poder dizer que você é minha amiga, que você é minha conterrânea, que você é de Corupá, a Cidade das Cachoeiras, terra abençoada como você.



2 comentários:

  1. Nossa!!!! Amorim, estou sem palavras. Muito obrigada, vocês escrevem e eu... divulgo. Amo os livros, escritores(as)e amo muito viver. Sonho com uma juventude cheia de livros e ideias boas para semear neste vasto mundão de Deus. UMa abençoada semana para você e sua família.

    ResponderExcluir
  2. A iniciativa de Mariza Schiochet é mesmo bonita. Quanto bem ela pode levar até as pessoas através da poesia né? E ver você ao lado de Quintana é tudibom, amigão! Parabéns a você e a professora. Abraço daqui da Laguna. Fatima

    ResponderExcluir