COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 30 de julho de 2009

OS 103 ANOS DE QUINTANA EM PORTO ALEGRE

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor - Http://br.geocities.com/prosapoesiaecia )
O centésimo terceiro aniversário de Quintana, que ocorre hoje, dia 30 de julho, está sendo comemorado desde ante-ontem, dia 28, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, e vai até o dia 2 de agosto.
O maior poeta aqui do sul merece essa homenagem, uma programação extensa para lembrá-lo e honrar a sua memória e a sua obra.
Na abertura da programação em comemoração aos 103 anos do poeta, a homenagem começou com o Debate Poético Sobre Quintana, na terça, no Teatro Bruno Kiefer, no sexto andar da Casa de Cultura Mario Quintana. Começou as 19 horas e desenvolveu discussão acerca da produção poética do poeta. Os debatedores foram Ana Maria Lisboa de Melo, coordenadora do programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-RS e professora de Literatura Brasileira e Teoria Literária, Carpinejar e Rita L. Bittencourt, pesquisadora na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, explorando a teoria da modernidade, poesia contemporânea e literatura. A condução do debate coube a Cláudia Mentz Martins, graduada em Letras.
Os jornais da capital gaúcha estão dando pouca cobertura aos eventos comemorativos do aniversário de Quintana, o que é uma pena, pois um debate sobre a obra do poeta passarinho deveria ser mais divulgada. Ele tem muitos e muitos leitores, aqui no Rio Grande do Sul e em todo o Brasil, e sempre é bom saber o que se está falando sobre a obra dele. Hoje o Correio do Povo lembrou a programação de aniversário, mas no Zero Hora, onde eu esperava uma ampla matéria, pois é um jornal que sempre reconheceu a grandeza do poeta, saiu alguma coisa apenas na página Almanaque.
Ontem, quarta-feira, aconteceu o “Quintanares e Melodias”,quando foram interpretados poemas de Rimbauld e Verlaine, poetas franceses que eram muito apreciados por Quintana. O recital contou com declamação dos atores Jairo Klein e João Lima. Foram interpretadas músicas francesas, também, pelo violonista Antonyo Ricardo e pelo acordeonista Samuel Costa.
Hoje, 30 de julho, a programação apresenta o ponto alto do evento, a peça teatral Sobre Anjos & Grilos - O Universo de Mario Quintana, um espetáculo no qual a atriz Deborah Finicchiaro apresenta poemas e trechos de entrevistas de Mario Quintana. A peça fala sobre amor, morte, guerra, destruição do meio ambiente e valorização da vida.
Espero poder estar presente para assistir o espetáculo. Em tempo: toda a programação é gratuita e acontece na Casa de Cultura Mario Quintana.

Um comentário:

  1. Olá Luis Carlos,
    eu não fui a nenhuma dessas comemorações ainda, mas pretendo ir lá hoje a noite conferir 'Sobre Anjos e Grilos'. Ele era e continua sendo meu poeta preferido. Pena que você não poderá vir. Um abraço e obrigada pela visita

    ResponderExcluir