COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 20 de julho de 2009

GENTE DA TERRA DA GENTE

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor – Http://br.geocities.com/prosapoesiaecia )

Participei da Feira do Livro de Jaraguá quase no final, não pude estar lá quando da presença de grandes nomes da nossa literatura como Luiz Fernando Veríssimo, mas em compensação, conheci gente boa que estava autografando obra na mesma tarde que eu.
Escritores da terra de quem eu já lera textos em jornais, mas não conhecia pessoalmente. Foi muito prazeroso conhecê-los e saber das suas realizações.
A Sônia Pillon é jornalista, além de escritora, e o seu primeiro livro solo, “Crônicas de Maria e outras tantas”, de crônicas, é apenas o primeiro, pois ela é dinâmica, irrequieta, sempre com mil projetos na cabeça e o fato de ter seu livro selecionado pelo Edital de Apoio à Cultura de Jaraguá do Sul só vem confirmar o seu dom de escritora. O caminho está aberto.
Para Sônia já estava, mas para outros escritores da cidade o edital, que teve a sua primeira edição este ano, abre portas que até então não existiam. Está de parabéns a cidade de Jaraguá do Sul, por adotar, como outras grandes cidades, o edital de apoio à cultura para valorizar os seus talentos.
Outra figura interessantíssima que conheci, eu diria multimídia, foi Gil Solomon, escritor, músico, compositor, professor, etc., etc., etc. Como escritor, ele tem livros de crônicas e poemas que evidenciam um autor experiente e com estilo definido. Estou lendo “Rota de Fuga”, crônicas, “Catarse”, poemas e “Impossíveis amores possíveis”, poemas. Mas Gil, além de escrever, ministra uma oficina literária de criação, para novos poetas exercitarem a arte da poesia. Na continuação, há uma fase de integração com a música, uma ”fusão lítero-musical”, como ele mesmo diz, e alguns poemas criados na oficina podem ser musicados. E mais adiante, fazendo parte do pacote, no show do músico, “Catarse”, que apresenta composições onde as letras são versos dele, algum daqueles poemas musicados na oficina podem ser também apresentados. Não é original?

Nenhum comentário:

Postar um comentário