COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



domingo, 26 de julho de 2009

OS PEDÁGIOS DA BR 116 NO RIO GRANDE DO SUL

Por Luiz Carlos Amorim (Escritor - Http://br.geocities.com/prosapoesiaecia )


Ontem, saí de Florianópolis com destino a Nova Petrópolis, na serra gaúcha, mas sem passar pela BR 101. Nem tanto pelo fato de não estar pronta a duplicação da parte sul da 101, mas porque gosto mais de passar por Lages, pegando a 282 até Lages e pegando então a BR 116 . Gosto do caminho, passando por cidades, campos e planaltos, muito verde e muita natureza. As rodovias não são duplicadas, mas a gente não tem pressa mesmo, então é muito agradável.
O que não é agradável é pagarmos quatro pedágios de Vacaria até a saída de Caxias do Sul. O valor do pedágio já é um assalto, considerando que a rodovia não é uma pista lisa e bem acabada, pelo contrário: há grandes trechos que parecem uma tábua de lavar roupa e em outros há muitos remendos. Nas partes mais perigosas e sinuosas, não há acostamento. E o preço do pedágio é R$ 6,00 (seis reais). São quatro vezes seis reais. Por esse preço, deveríamos transitar por uma estrada nova ou renovada.
De cara, em Vacaria, há dois pedágios: uma na entrada da cidade e outro na saída, com intervalo de cerca de vinte quilômetros. É possível uma coisa dessas?
E isso há pelo menos quinze anos, que é o tempo que a gente vem passando por esse trecho da 116. Sem que ninguém faça nada para mudar essa situação absurda.
A estrada é boa? Não é ótima, é média, quase razoável. Mas pelo que se paga de pedágio, deveria ser excelente. Está na hora de fiscalizarem essas concessões, de a União ou o Estado do Rio Grande do Sul verificar onde vai todo o dinheiro arrecadado, que não é pouco, absolutamente, e com o qual deveríamos ter uma estrada de qualidade internacional.
Na Br 101, em Santa Catarina, os pedágios já estão funcionando, quatro deles, de Garuva até Palhoça, e o preço de cada um é R$ 1,10 (um real e dez centavos). Vai aumentar? É provável, mas a estrada até Palhoça está em estado razoável, sendo melhorada, a não ser o trecho de Palhoça em direção ao sul, que não está com a duplicação concluída. E já é caro demais, considerando que estão cobrando da parte sul da 101 que ainda está em obras.
Então, senhores políticos, autoridades gaúchas, há que se fazer alguma coisa, tomar providências para que o pedágio caríssimo que a gente paga valha a pena ou, pelo menos, baixem o preço cobrado para um valor condizente. Que seria muito, muito abaixo do que é cobrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário