COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A DIFUSÃO DA POESIA

Por Luiz Carlos Amorim (escritor e editor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br )

A poesia, até algum tempo atrás, era tida como gênero literário apreciado apenas por intelectuais e/ou adolescentes e merecia pouca atenção de livreiros, editores e leitores, se comparada a outros gêneros, como o romance, por exemplo.
Dos anos 80 para cá, a poesia tomou conta das praças – através dos varais literários e recitais, dos jornais (embora conseguindo aí apenas pequenos espaços), das revistas e livros, citando-se apenas os meios tradicionais de publicação. Sim, porque a poesia saiu do seu suporte tradicional e passou a ocupar camisetas, quadros, shopping-centers, bares, lojas, bancos, palcos, o rádio, a televisão, o disco, embalagens de produtos, out-doors (o pioneiro Projeto Poesia na Rua do Grupo Literário A ILHA) e a internet, que veio para democratizar as oportunidades de levar até o leitor, em qualquer lugar, a produção dos poetas novos ou não.
Um fator decisivo para que a poesia passasse a ser conhecida e apreciada foi o aparecimento dos varais literários, notadamente no norte de Santa Catarina, que a tornaria acessível e popular, enquanto a internet não chegava até nós.
De um primeiro contato com a poesia, através dos varais de poemas, dos recitais de poesia e dos folhetos alternativos, que publicaram, sempre, a produção dos novos poetas, é que os novos leitores poderiam saber se a apreciavam. E muitas das pessoas que esbarravam com a poesia, em qualquer lugar, a qualquer hora, descobriam que gostavam dela, passando a comprar livros, não só de autores locais, mas também de poetas consagrados nacionalmente.
Ao Varal de Poesia – hoje transformado em projetos como Poesia no Shopping - vieram juntar-se os recitais em praça pública, em bares, escolas, festas, etc., que hoje estão voltando à moda, os saraus poéticos, além dos programas de rádio e até a televisão aderiu, com programas literários como “Literatura”, “Entrelinhas” e outros.
O resultado disso tudo é que o público está se aproximando mais da poesia, porque esbarra com ela na praça, nas feiras do livro, nas festas populares, nos shoppings, nos out-doors – impossíveis de não se ver – e até dentro da sua própria casa, quando liga o rádio, a televisão ou acessa a rede.
A própria escola está fazendo o seu papel, incentivando a produção dos seus alunos, promovendo mostras e organizando publicações internas e convidando autores para possibilitar o contato direto autor/leitor. Tempos promissores que prometem resgatar os escritos dos nossos escritores que não têm grandes editoras para publicá-los.

Um comentário:

  1. Desde mis BLOGS:

    --- HORAS ROTAS ---

    y

    --- AULA DE PAZ ----

    quiero presentarme

    en esta nueva apertura

    del eminente otoño.


    TE SIGO--- A DIFUSAO POESIA----




    Tiempo que aprovecho

    ahora para desear

    un feliz reingreso en

    la actividad diaria.

    Así como INVITAROS

    a mis BLOGS:

    --- HORAS ROTAS ---

    y

    --- AULA DE PAZ ----

    con el deseo de que

    estos sean del agrado

    personal.

    Momentos para compartir

    con un fuerte abrazo de

    emociones, imaginación y

    paz. Abiertos a la comunicación

    siempre.


    afectuosamente :
    LUIZ CARLOS





    jose

    ramon…

    ResponderExcluir