COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

AVATAR

Por Luiz Carlos Amorim – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/

Fui ver Avatar, em terceira dimensão, há alguns dias. E valeu a pena. Não havia ido ver nada no cinema em 3D e achei fantástico os galhos das árvores quase batendo na gente, aquelas criaturinhas que parecem flores voando na frente dos nossos narizes, o fato de a gente se desviar rapidamente de alguma coisa jogada na direção da câmera que filmou, isto é, em nossa direção. A tela do cinema parecia uma janela de onde a gente observava as coisas acontecendo ao vivo. Muito “maneiro”, como disse meu sobrinho de seis anos.Mas independente da tecnologia de ponta utilizada para fazer o filme, recursos de última geração, efeitos especiais, da espetacular fotografia, da criatividade dos realizadores, impressionou-me sobremaneira a história. A mesma ganância, o imediatismo para transformar tudo em dinheiro, o egoísmo e a sede de poder a qualquer preço que vimos aqui no nosso velho mundo, na nossa maltratada Terra, a gente vê em Avatar. Alguns homens da Terra, depois de exauri-la, de arrancar tudo o que podiam tirar dela, agredindo a natureza e o meio ambiente, depois de matá-la, voltam-se contra um outro planeta, que tem alguma coisa de interesse deles, para destruí-lo, destruir seus habitantes e seu ambiente, suas coisas sagradas, seu habitat.
Mas esse planeta é habitado por nativos lutadores e, embora suas armas sejam rudimentares, sua união, seus valores e seu senso de preservação e de preservação do seu planeta são muito fortes. E eles lutam e conseguem expulsar o invasor, que destrói antes de ser expulso, mas não consegue acabar com os nativos.
E a Terra, quem vai nos impedir de tentar acabar de vez com ela? Onde está a nossa consciência, o nosso senso de preservação, a nossa responsabilidade para com nossos filhos e netos?
A ficção nos abre os olhos para o fato de que estamos destruindo o futuro.

2 comentários:

  1. Eiiii Amorim
    Fiquei super feliz com sua visita! Já tinha lido seu post mas não tinha visto seu comentário lá no blog...respondi lá "procê". Acredita que das duas vezes que tentei ir, não consegui? LOTAÇÃO ESGOTADA!!! Férias em terra que não há praia... já viu, né? A mineirada "garra" num cineminha.
    Beijuuss n.c.
    Regina
    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Euvi sua resposta lá no seu blog. Pode comentar à vontade, acho que algumas pessoas passam com pressa, por isso nem todos comentam. Alguns comentam comigo por e-mail, acho que tentam a primeira vez, não dá, aí desistem.
    Mas acho que você vai gostar de Avatar. Por aqui também as salas andam lotadas, principalmente a de 3D. Acho queé porque muita gente está indo ver a segunda vez.
    Abraço do Amorim

    ResponderExcluir