COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



quinta-feira, 19 de agosto de 2010

CELESTINO E A LITERATURA DE SANTA CATARINA

Por Luiz Carlos Amorim - Escritor - Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Falar de literatura, educação e cultura é falar de Celestino Sachet. Não há como dissociar. O incansável professor, escritor e pesquisador já atuou - e atua - em todas as áreas da cultura e da educação. Como ele mesmo já disse, adora sala de aula, escreveu livros didáticos que foram usados, na escola, por milhares de adolescentes, escreveu para a televisão - Santa Catarina, 100 anos de História", estudou e fez conferências em países como Portugal, México, Argentina e Bélgica. Foi reitor da Universidade Estadual de Santa Catarina.
Dos vinte livros publicados até hoje, alguns são preciosos para a literatura produzida por autores que vivem em nosso Estado, pois são registro e história das letras catarinenses, pesquisados autor a autor, livro a livro, com carinho e dedicação.
Além das antologias organizadas por ele, como "Antologia de Autores Catarinenses", "Presença da Literatura Catarinense", Poesia Sertaneja" e outros, que divulgaram e ajudaram a revelar bons escritores, livros como "A Literatura de Santa Catarina", "História da Literatura Catarinense" e "A Literatura Catarinense" são documentos importantes e substanciosos para pesquisa e consulta, verdadeiras enciclopédias da produção literária de gente que viveu e vive neste pedaço de chão privilegiado que é a nossa Santa e bela Catarina.
"A Literatura Catarinense", publicado em 85, está com uma nova edição atualizada a sair provavelmente neste ano e, como o próprio Celestino afirma, é "um livro de análise da literatura que fazem os catarinenses e não se fundamenta em critérios estéticos de uma rigorosa crítica literária. Ele vê a literatura - o poema, a ficção e o ensaio como o patrimônio cultural de nossas terras e de nossas gentes e como a manifestação de um grupo social e político que vem se formando através dos tempos e que se adapta às correntes da História e da Cultura."
Não é, simplesmente, um registro rápido da biobibliografia dos escritores de nosso Estado: ele agrega a história da literatura feita em Santa Catarina, apresenta cada escritor com a sua biografia, trabalhos publicados e o detalhe feliz que é o diferencial do livro: análise da obra de quase todos os autores mencionados, pelo próprio Celestino e/ou por vários outros apreciadores críticos, publicadas em livros, jornais, revistas, etc.
O leitor pode, assim, ter idéia do que trata a obra de determinado autor, com mais de uma opinião, não raro, da qualidade da mesma, da repercussão e do efeito que ela causou na sociedade. Um livro de referência para a pesquisa e estudo e para obtermos boas indicações de leitura.
Uma obra completa e honesta, que resgata a obra de cada escritor desta terra Catarina, para que se saiba que ela existe e que podemos conhecê-la, se ainda não a conhecemos.
E que venha a nova edição de "A Literatura Catarinense", garimpada por Celestino Sachet, esse incansável estudioso do que se escreve por aqui, para nos dar um panorama amplo e atualizado de nossas letras, como só ele é capaz de fazê-lo.

Um comentário: