COMENTE

Sua opinião é importante. Comente, critique, sugira, participe da discussão.



sábado, 21 de agosto de 2010

FESTIVAL DE DANÇA DE FLORIANÓPOLIS


Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br/

FESTIVAL DE DANÇA DE FLORIANÓPOLIS

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Estou chegando agora do Festival de Dança de Florianópolis, que começou ontem e vai até amanhã. Pois é, Florianópolis também tem, a partir deste ano, o seu Festival de Dança. Trata-se do Prêmio Desterro, que está acontecendo no Teatro Pedro Ivo.
Ontem foram apresentados 32 concorrentes, hoje 36 amanhã serão 30, nas modalidades jazz, dança contemporânea, dança de salão, danças populares, dança de rua, ballé clássico e sapateado.
Hoje, portanto, foi o segundo dia e achei que o festival de dança que dá o seu primeiro passo aqui na capital não deve nada ao de Joinville, guardando, é claro, as devidas proporções, pois na Cidade das Flores são dez dias e o número de participantes, consequentemente, também é maior. Mas a qualidade dos participantes é muito boa, houve um ou dois que estavam fracos, mas o nível geral foi excelente. Falta ele se espalhar, nas próximas edições, ir para as ruas, para as praças, para os shoppings, etc.
O Prêmio Desterro, o festival de dança daqui, dá prêmio em dinheiro, além dos troféus, aos vencedores em cada categoria. O que eu não gostei muito, hoje, foi do corpo de jurados, pois na categoria Dança de Salão, o Ateliê Grupo de Dança, de São José, merecia uma boa colocação, com o seu “Tudo Bem”, um número de samba espetacular. E não apareceu entre os três primeiros colocados.
Em compensação, os grupos “Uma Cia de Dança”, de dança contemporânea e a “Cia de Dança Cacá Berka”, os dois de Florianópolis, levaram o primeiro lugar e o terceiro lugar, respectivamente. E sabem porque digo isso com tanto orgulho? Porque minha filhota Daniela Cristina é bailarina e dança nos dois grupos, portanto foi premiada duas vezes. As meninas campeãs estiveram sensacionais.
Então, estou aqui muito prosa porque a filha teve o seu trabalho reconhecido, juntamente com os colegas dos grupos. Elas merecem.
Como já disse, o Prêmio Desterro está começando muito bem e promete para o futuro. O número de sapateado, pelo Laboratório de Dança, também foi muito bom. Sinceramente, não era muito fã do gênero, mas a dançarina de Maria Chiquinha dançava com o corpo todo, até com o rosto. Muito bom. E a abertura, o trecho de “Quebra Nozes”, foi lindo, também.
Floripa, agora, tem o seu Festival de Dança. Que é muito bem-vindo.

Um comentário:

  1. Ótima crônica que nos põe a par do que acontece
    no mundo da dança!
    Parabéns pela filhota!Se há algo que traz saude é a dança. E pelo que sei esta família Amorim é um pé-de-valsa!Parabéns, poeta!
    Abraços daqui da Laguna. Fatima

    ResponderExcluir